OAB-RO convoca sociedade para protesto contra a impunidade
Porto Velho (RO), 24/04/2007 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia está mobilizando a categoria e segmentos da sociedade civil organizada para, em conjunto com outros movimentos sociais, realizar um ato pela paz e contra a violência. O ato será realizado a partir das 8h de amanhã (25) e a concentração se dará na rua Rui Barbosa, em Porto Velho.
O propósito da OAB-RO, segundo o presidente da entidade, Hélio Vieira, é cobrar das autoridades o cumprimento do artigo 144 da Constituição Federal, que define a segurança pública como um dever do Estado e um direito de todo cidadão. “Com a onda de criminalidade e violência que estamos vivendo, há de se perguntar: o Estado está cumprindo sua obrigação constitucional, ao permitir que as famílias sejam molestadas a qualquer hora do dia?”, indaga.
A situação não anda nada confortável também para os advogados, lembrou o presidente da OAB-RO. Num período de menos de dois anos, três advogados foram covardemente assassinados, sendo o último deles o ex-presidente da Subseção da OAB em Cacoal, foi executado com requintes de crime de pistolagem. Até o momento a polícia não conseguiu identificar e prender os autores do assassinato.
O presidente da OAB-RO lembra que, recentemente, a Ordem foi às ruas cobrar o fim da violência e movimentou-se para cobrar ética na política e na vida pública. “Agora precisamos ir às ruas cobrar o fim da impunidade, que é o alimento da onda de violência e criminalidade que vivemos”, finalizou Hélio Vieira.
