Menu Mobile

Conteúdo da página

Artigo: Evandro Lins e Silva (O Salão dos Passos Perdidos)

segunda-feira, 16 de dezembro de 2002 às 12h34

por Paulo Sérgio Leite Fernandes

Evandro Lins e Silva, o advogado do século, escorregou num geleioso leito de rua no Rio de Janeiro, enquanto caminhava do aeroporto Santos Dumont a um lugar qualquer. Sofreu traumatismo craniano. Até segunda-feira, dezesseis de dezembro de 2002, está internado numa clínica, curtindo coma profundo. Não há bons prognósticos. Salva-se e volta à plenitude da consciência, recupera-se parcialmente, entra em estado vegetativo e morre devagar ou passa de uma a outra. Não existe quinta hipótese.

Conheci Evandro Lins e Silva pelos jornais. Perdi a noção da época. Conduziu-me ao estudo do Direito Penal. Adolescente, deliciava-me com os relatos dos grandes casos criminais dos anos cinqüenta e sessenta (Revista O Cruzeiro). Ele era notícia freqüente, com Romeiro Neto e Carlos Araújo Lima. Serrano Neves, o mais moço, chegou depois. Romeiro, creio, era o mais antigo. De Araújo Lima tenho várias cartas, escritas de Friburgo. Romeiro, Araújo Lima e Serrano. Já foram embora os três, faz tempo. Evandro é o inspirador e, paradoxalmente, herdeiro de todos eles, numa condição quase atemporal, sobrevivendo a Evaristo de Moraes Filho, defensor de um presidente da República, impetuoso enquanto o absolvia, o mesmo Evaristo sim, que já trazia consigo a leucemia a matá-lo pouco depois...

Se precisasse colocar Evandro junto a todos eles, precisaria lembrar-me de Dante Delmanto, de quem mandei fazer, acompanhado carinhosamente pela família, o busto de bronze tão vigilante no 1º Tribunal do Júri de São Paulo, vigilante sim, para que não nos tomem aquele sacrário que preserva, severo, a justiça feita por nosso povo paulista. Evandro se abraçaria, ainda, a Celso Delmanto, nosso querido amigo e companheiro que viajou tão cedo. Enlaçaria nas mãos aquelas do Derosse de Oliveira, dos maiores criminalistas que o Brasil já teve. Ali pelas bandas, José Gomes da Silva, genial paraense amigo de Juscelino Kubistchek, apareceria dando suas casquinadas excêntricas, todos perto de Américo Marco Antonio e Raimundo Pascoal Barbosa, entre muitos que a memória não ajuda a recordar, talvez em poupança do enfrentamento dos mistérios do vir-a-ser.

Vi Evandro, há pouco, na Conferência Nacional dos Advogados, em Salvador. Usava bengala. Não era doença. Sofrera assalto em Copacabana, meses antes. Estava naquela reunião para falar e ser homenageado. Adiante, na televisão, encontrei-o recebendo loas do presidente Fernando Henrique, isso depois de o terem vestido, alhures, com o fardão da Academia Brasileira de Letras (Ficou bonito. Lins e Silva é alto, magro e não tem barriga. É feio o fardado barrigudo).

Lá está, no fim de tudo, nosso Evandro, uns tubos metidos no nariz, luzes azuladas pululando nos monitores, um bip-bip intermitente mostrando que o amigo resiste. Tomara que saia dessa batalha. Vai perdê-la agora ou adiante, porque é das poucas a nos vencer. Mas pode ficar mais um pouco aqui, lúcido, retemperado pelo milagre do amor à vida, nunca desnaturado pela inconsciência. Se é preciso morrer, venha de repente a morte dos guerreiros, "não mais que de repente", dizia Vinicius de Moraes. O riso faz-se o pranto, um prosaico soluço gerado por calçada lamacenta da cidade maravilhosa, não um raio ou trovão impactante trombeteando no salão dos passos perdidos.

______________________________
Paulo Sérgio Leite Fernandes é advogado criminalista em São Paulo há 43 anos e presidente, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas do Advogado.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres