UIA promove à tarde Assembléia de delegados de 70 países
Salvador (BA), 31/10/2006 – A União Internacional dos Advogados (UIA) realiza às 14h de hoje (31) no Pestana Hotel, em Salvador (BA), a Assembléia Geral da entidade, que congrega mais de 200 Ordens e Colégios de Advogados em todo o mundo. Conduzirá os trabalhos o presidente eleito da UIA, o advogado brasileiro Paulo Lins e Silva, e os presidentes e delegados dos mais de 70 países que estão no Brasil para o 50º Congresso Internacional da entidade. Durante a manhã, os delegados estão reunidos para o tradicional CDP, o Comitê de Presidentes da UIA, para a discussão de assuntos técnicos da UIA.
Ambas as reuniões precedem a abertura do 50º Congresso Internacional da UIA, que acontecerá às 18h de hoje no Teatro Castro Alves, na capital baiana. Até a próxima sexta-feira (03) serão realizadas reuniões de comissões, painéis e palestras sobre Direito Internacional, Direito do Meio-ambiente, novas áreas de atuação e ramos específicos do Direito de vários países.
Durante o dia de hoje acontece, também em Salvador (BA), a sessão plenária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), parceira da UIA no evento. Conduz os trabalhos, estes ocorrendo no Hotel Mercure Rio Vermelho, o presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato.
A UIA foi fundada em 1924, em Paris, por um grupo de advogados europeus convencidos da necessidade de os profissionais da advocacia estabelecerem contatos internacionais. Tem voz na Organização das Nações Unidas (ONU) em temas relativos a direitos humanos, direitos políticos e aqueles que dependam de orientação jurídica. Participa também, com voz e como órgão de consulta, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização Mundial do Comércio (OMC).
A posse de Paulo Lins e Silva como presidente da UIA será na próxima sexta-feira (03), em substituição a Dellos Luton, dos Estados Unidos. Sobrinho do jurista Evandro Lins e Silva, Paulo é um dos mais conceituados advogados na área de família e sempre teve ampla atuação junto à OAB, tendo sido o primeiro assessor de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB quando esse órgão foi criado, no ano de 1987, pelo então presidente, Marcio Thomaz Bastos, hoje ministro da Justiça.
Lins e Silva ingressou na UIA em 1987. Desde então, presidiu o Comitê de Direito de Família, foi secretário regional para a América do Sul e seu vice-presidente. Em 2002 foi eleito presidente da entidade estrangeira com 85% dos votos, concorrendo com cinco outros candidatos. O único brasileiro a assumir o comando dessa entidade até hoje foi Arnaldo Medeiros, há quase sessenta anos.