UIA abre amanhã Congresso na Bahia com mais de mil inscritos
Brasília, 30/10/2006 - A União Internacional dos Advogados (UIA), entidade sediada em Paris e que congrega mais de 200 Ordens, colégios e federações de advogados em todo o mundo - entre elas o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - abre às 18h de amanhã (31) o seu 50º Congresso internacional, este ano realizado em Salvador, na Bahia. O evento, que tem a OAB como parceira, reunirá as experiências de juristas de mais de 70 países, com a realização de seminários, palestras e reuniões para debater desde o Direito Civil ao Direito das Comunicações, Direito Internacional e os novos ramos do Direito. Durante o Congresso, que acontece até o próximo sábado (04), tomará posse na Presidência da UIA o advogado brasileiro Paulo Lins e Silva.
A abertura do Congresso será às 18h de amanhã no Teatro Castro Alves, na capital baiana, com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e do presidente nacional da OAB, Roberto Busato, além de autoridades do Executivo baiano. Também estarão presentes o coordenador do Congresso, o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Reginaldo Oscar de Castro, a diretoria da OAB Nacional, conselheiros federais, além de palestrantes de diversos países.
O 50º Congresso da UIA já soma mais de mil inscrições confirmadas, sendo 800 de participantes estrangeiros. O último congresso da entidade (a 49ª edição) foi realizado em agosto de 2005 em Fes, no Marrocos.
A UIA foi fundada em 1924, em Paris, por um grupo de advogados europeus convencidos da necessidade de os profissionais da advocacia estabelecerem contatos internacionais. Tem voz na Organização das Nações Unidas (ONU) em temas relativos a direitos humanos, direitos políticos e aqueles que dependam de orientação jurídica. Participa também, com voz e como órgão de consulta, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização Mundial do Comércio (OMC).
A posse do brasileiro Paulo Lins e Silva como presidente da UIA será na sexta-feira (03), em substituição a Dellos Luton, dos Estados Unidos. Sobrinho do jurista Evandro Lins e Silva, Paulo é um dos mais conceituados advogados na área de família e sempre teve ampla atuação junto à OAB, tendo sido o primeiro assessor de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB quando esse órgão foi criado, no ano de 1987, pelo então presidente, Marcio Thomaz Bastos, hoje ministro da Justiça. Lins e Silva ingressou na UIA em 1987. Desde então, presidiu o Comitê de Direito de Família, foi secretário regional para a América do Sul e seu vice-presidente. Em 2002 foi eleito presidente da entidade estrangeira com 85% dos votos, concorrendo com cinco outros candidatos. O único brasileiro a assumir o comando dessa entidade até hoje foi Arnaldo Medeiros, há quase sessenta anos.
“A UIA tem procurado expandir o número de seus associados individuais e coletivos na América do Sul, América Central e nos países da Ásia e África. Um evento desta natureza, em solo da América do Sul, irá atrair advogados desse hemisfério e demonstrar a importância da instituição para um trabalho conjunto com todas as lideranças de instituições nacionais de advogados dos países”, afirmou Paulo Lins Silva. Os congressos da UIA são realizados anualmente e já se consolidaram como os maiores da advocacia no mundo.