Campanha contra corrupção em Goiás chega às escolas dia 16
Goiânia (GO), 01/09/2006 - Cerca de 200 mil estudantes de 129 escolas da rede pública estadual deverão participar, no próximo dia 16, do Dia de Mobilização contra a Corrupção Eleitoral. A data foi acertada entre a Secretaria da Educação e os organizadores do Movimento Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral, coordenado pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás. O tema da campanha é “Voto Não Tem Preço, Tem Conseqüências”. “É importante levar essa preocupação para dentro das universidades e escolas, onde estão os nossos jovens”, afirmou o presidente da OAB-GO, Miguel Cançado.
Para receber a campanha foram escolhidos 129 colégios, um de cada zona eleitoral do Estado. As escolas vão receber juízes ou promotores eleitorais, que ministrarão palestras para a comunidade. Além do público escolar, também devem participar representantes de igrejas, associações de moradores e outras organizações civis.
A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas se envolvam na mobilização contra a corrupção eleitoral. Além das palestras, também será distribuída uma cartilha do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) intitulada “Nave da Cidadania”. A publicação traz noções básicas de cidadania, com linguagem e visual voltados para jovens de dez a quinze anos.
O Movimento Goiano de Combate à Corrupção objetiva também está recebendo denúncias de compra de votos, de uso da máquina administrativa e de abuso de poder econômico. As denúncias podem ser feitas por meio de um telefone gratuito (0800-6468866). Dezenas de denúncias já foram encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e muitas estão sendo investigadas.