Comparato fará palestra de abertura da III Conferência da OAB
Teresina (PI), 15/08/2006 - A III Conferência Internacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terá a sua palestra de estréia conduzida pelo professor e jurista Fábio Konder Comparato. Ele abordará o tema “Dignidade do ser humano - liberdade e justiça”, logo após a sessão de abertura do evento, a cargo do presidente nacional da entidade, Roberto Busato. A Conferência, que já tem confirmada a participação de renomados juristas, cientistas sociais e estudiosos da questão, será aberta às 19h30 de amanhã (16) e acontece até a próxima sexta-feira (18), em Teresina, no Piauí.
Além de Fábio Konder Comparato, professor da Universidade de São Paulo (USP) e Medalha Ruy Barbosa do Conselho Federal da OAB, onde preside a Comissão de Defesa da República e da Democracia, já estão confirmados para o evento conferencistas como as ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o economista Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, e o físico Bautista Vidal. A exposição de Carlos Lessa abre os debates do dia 17, às 8h30, com o tema “Desenvolvimento e erradicação da pobreza”.
Entre os participantes estrangeiros que já confirmaram presença na Conferência Internacional de Direitos Humanos estão: o jurista francês Hugo Ruiz Dias Balbuena, que abordará “A Responsabilidade do Estado na Garantia e Promoção dos Direitos Humanos”; o jurista português José Augusto Ferreira da Silva, que ministrará conferência sobre “Trabalho: Um direito Fundamental”; o jurista argentino Beinusz Szmukler, que será expositor do painel “O Sistema Interamericano dos Direitos Humanos - Reforma da Organização das Nações Unidas (ONU)”; e o defensor público de Menores da Argentina Atilio Alvarez, um dos expositores do painel sobre “ECA - Adolescentes em conflito com a lei as medidas sócio-educativas”.
