Mobilização nacional em solidariedade à OAB/ES
Brasília, 26/07/2002 - De Salvador (BA), onde se encontra em viagem, o presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, enviou mensagem conclamando todos os presidentes e dirigentes de Seccionais a mobilizar os advogados numa corrente de solidariedade ao presidente da Seccional da OAB do Espírito Santo, Agesandro da Costa Pereira. O atentado contra a Seccional capixaba, segundo Approbato, foi mais uma demonstração da ousadia do crime organizado, na tentativa de intimidar os valorosos advogados do Espírito Santo. "Não há força capaz de calar o advogado em sua missão institucional", afirmou Approbato na mensagem.
Leia a mensagem, na íntegra:
Salvador, 25 de julho de 2002.
Ilustre Presidente,
Em viagem à Bahia, no exercício da Presidência do Conselho Federal da OAB, acabo de tomar conhecimento, por telefonema do Exmo. Sr. Presidente da OAB/ES, Dr. Agesandro da Costa Pereira, de que na tarde de hoje, enquanto se desenrolava uma sessão especial de entrega de carteiras a novos inscritos nos quadros de advogados e estagiários, houve um grande estrondo, proveniente de uma bomba que explodiu num dos banheiros daquela Seccional, felizmente não causando vítimas entre os que se encontravam no prédio da Entidade.
Desnecessário dizer que a lamentável ocorrência, certamente, é mais uma demonstração de ousadia e prepotência do crime organizado naquela Unidade Federativa, na tentativa de intimidar os valorosos advogados do Espírito Santo, que vêm denunciando a escalada de violência e corrupção no outrora pacífico Estado.
Esta Presidência, de imediato, entrou em contato com as autoridades dos Executivos Nacional e local - Presidência da República, Ministério da Justiça e Governador do Espírito Santo -, exigindo prontas e enérgicas providências para a apuração do lamentável episódio, e reafirmando a posição intransigente da OAB, na defesa da ordem jurídica e do estado democrático de Direito.
Ao fazer chegar a V. Exa. a referida notícia, conclamo todos os advogados deste País, através dos dirigentes das nossas 27 Seccionais, a cerrarem fileiras em apoio e solidariedade ao combativo Presidente da OAB/ES, consubstanciando esta atitude em mensagens ao Dr. Agesandro da Costa Pereira, um dos mais lídimos e corajosos representantes da advocacia brasileira, pois não há força capaz de calar o advogado, em sua missão institucional.
Com antecipados agradecimentos, colho o ensejo para reiterar a V. Exa. as expressões da mais elevada estima e distinta consideração.
Fraternalmente,
Rubens Approbato Machado
Presidente