Advogado é preso no Paraná e Seccional está acompanhando caso
Brasília, 15/05/2006 - O presidente da Seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Manoel de Oliveira Franco, foi informado hoje (15) sobre a prisão do advogado paranaense André Lanzoni Pereira (OAB/PR 35287,) nas dependências da Penitenciária de Curitiba. O advogado é acusado por autoridades policias de estar insuflando e motivando a rebelião de detentos, tendo sido preso em flagrante, segundo comunicação oficial que foi enviada à OAB-PR pelo Centro de Operações Policiais Especiais do Estado.
De acordo com o presidente da OAB-PR, as informações que lhe chegaram são ainda de que o advogado André Lanzoni, ao receber voz de prisão, alegou que estava no exercício profissional e defendia os seus clientes, que segundo a Polícia seriam representantes das facções criminosas rebeladas. Segundo Oliveira Franco, tão logo comunicada sobre do fato, ele designou imediatamente o advogado Dálio Zippin Filho, na forma do artigo 7° do Estatuto da Advocacia e da OAB (lei 8.906/94), para acompanhar o caso, apurar e relatar as reais razões da prisão à Seccional da entidade.
Manoel de Oliveira Franco observou, ainda, que a OAB só defende advogados que estejam se portando dentro dos padrões éticos e morais da categoria. "A Ordem não defende marginais ou pessoas que se conduzam dentro de desvios de finalidade, mesmo que essas pessoas sejam integrantes do seu quadro", afirmou.