Simonetti é agraciado com a Comenda 2 de Julho pela Assembleia Legislativa da Bahia
A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia concedeu a Comenda 2 de Julho ao presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (31/10), no plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
Simonetti reafirmou o seu compromisso com a advocacia e a sociedade baiana. E disse que, ao receber a comenda, além de se sentir homenageado, se sentia “convocado a prosseguir a fazer do Direito um ato de emancipação e da advocacia um serviço ao país”.
Ao lembrar que a OAB completa, em novembro, 95 anos de compromisso com a democracia, com a Constituição Federal e com a cidadania, o presidente nacional da entidade pontuou que “a história da Bahia é também a história da Ordem. Ambas nasceram de um mesmo gesto civilizatório: resistir à tirania e afirmar a liberdade”.
Dirigindo-se à presidente da OAB-BA, Daniela Borges, Simonetti afirmou que a honraria pertence também a ela e à advocacia baiana. “Tenho certeza de que este reconhecimento não é pessoal. Ele pertence a todas as advogadas e todos os advogados que acreditam na justiça como caminho, e na paz como destino”. Segundo o presidente nacional, a advocacia brasileira se reconhece no exemplo da dirigente da seccional baiana.
Homenagens
Ao entregar a placa ao presidente da OAB Nacional em homenagem pela comenda, Daniela Borges agradeceu, em nome da advocacia baiana, a iniciativa do deputado Tiago Correia e da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos.
“Essa homenagem é mais do que justa, tendo em vista as lutas do presidente pelo Brasil inteiro e especialmente aqui. Sob a sua presidência, o Conselho Federal tem estado ao lado da advocacia baiana em todas as nossas lutas – lutas por uma advocacia independente, firme, que atua sempre com base na defesa da Constituição, dos direitos fundamentais, da democracia”, frisou a presidente da seccional.
Em sua manifestação, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, lembrou que o dia 2 de julho – que dá nome à comenda – marca a Independência da Bahia e é uma data é lembrada como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil “A Comenda 2 de Julho ao presidente do Conselho Federal da OAB reconhece sua defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição. A homenagem, proposta pelo deputado Tiago Correia, destaca a união em prol da advocacia, da democracia e do bem comum, transcendendo questões partidárias”, declarou.
A parlamentar afirmou que a medalha “consagra pessoas que ajudam a manter vivo o espírito de liberdade. E é disso que trata a sua trajetória, presidente, de uma defesa firme e serena do Estado Democrático de Direito, da Constituição de 1988, do devido processo legal e do direito de defesa, aquilo que protege a cidadã e o cidadão quando tudo mais falha”.
Por sua vez, o autor da proposta, deputado Tiago Correia, destacou que “a homenagem é mais do que justa a um homem que tem honrado a advocacia brasileira e que, com sua trajetória, tem reafirmado a importância da OAB como pilar da democracia e guardião das liberdades”.
Enaltecendo a trajetória do presidente da OABi, o parlamentar afirmou que sua gestão tem sido marcada por uma atuação equilibrada, técnica e republicana, sempre atenta aos desafios contemporâneos da profissão, à valorização dos jovens advogados e à transformação digital da advocacia brasileira. “Mas o que torna essa homenagem ainda mais significativa é a forte conexão que o presidente Beto Simonetti tem estabelecido com a nossa Bahia. Nosso Estado foi berço das lutas pela independência e pela consolidação da liberdade em nosso país, e encontra uma interlocução respeitosa e constante”, elogiou, anunciado aos presentes que Salvador sediará, em 2026, a Conferência Nacional dos Advogados, o maior evento jurídico do país.
Na ocasião, foi lida mensagem do subprocurador-geral da República, Augusto Aras, em reconhecimento a Beto Simonetti por “sua relevante trajetória e a inestimável contribuição da advocacia em prol da justiça”. Aras desejou que “a distinção sirva de inspiração a todos aqueles que, como o homenageado, dedicam sua vida à promoção do interesse público e ao fortalecimento das instituições”.
Beto Simonetti estava acompanhado da presidente da OAB-BA, Daniela Borges, e da secretária-geral do CFOAB, Rose Morais. Também compuseram a mesa de honra da solenidade o deputado Tiago Correia; o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) Pedro Augusto Costa Guerra; a procuradora-geral de Justiça Adjunta do Ministério Público da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Matta; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jeferson Muricy; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desembargador do TJ-BA, Jose Edivaldo Rocha Rotondano; o desembargador do TJBA e diretor-geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp/TJBA), Jatahy Júnior; o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia Nelson Pelegrino; e o defensor público João Carlos Gavazza Martins.
Pelo Sistema OAB, também prestigiaram a solenidade o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Pedro Paulo Guerra; os conselheiros federais pela Bahia Esmeralda Maria de Oliveira, Fabrício de Castro, Luiz Viana; o vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião; o ex-presidente da OAB-BA Thomas Bacellar; entre outros.
Leia matérias relacionadas:
