Greice Stocker toma posse como representante da advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público
A conselheira federal da OAB pelo Rio Grande do Sul Greice Fonseca Stocker tomou posse nesta segunda-feira (27/10) como representante da advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2025-2027. A cerimônia foi realizada em Brasília (DF) e contou com a presença do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, além de autoridades dos três Poderes e representantes do Sistema OAB.
Simonetti destacou que a presença de Greice no CNMP fortalece a representação da classe e reafirma o compromisso da OAB com o aprimoramento das instituições democráticas. “A advocacia celebra, com grande orgulho, a posse de Greice Stocker no CNMP. Sua experiência, sensibilidade institucional e firme compromisso com as prerrogativas dos advogados refletem o que a OAB defende e representa. Temos plena confiança de que exercerá seu mandato com independência e dedicação, honrando a classe e contribuindo para o fortalecimento da Justiça”, afirmou o presidente.
Em seu discurso, Greice Stocker ressaltou a responsabilidade de representar a advocacia e se comprometeu a atuar guiada pelo diálogo. “Mais do que um cargo, assumo a responsabilidade de ser ponte entre instituições, entre ideias, entre realidades diferentes e, sobretudo, entre pessoas. Acredito que é no diálogo que nasce o entendimento, e do entendimento se edifica a justiça. Assumo este mandato guiada por um lema: o diálogo como instrumento de construção. O diálogo que escuta, que respeita, que acolhe. O diálogo que não teme a divergência, o diálogo que abre portas”, disse.
Ela também agradeceu o apoio da Ordem e ressaltou o caráter coletivo da conquista. “Quero expressar minha mais profunda gratidão à OAB, na pessoa do presidente Beto Simonetti, e a cada um dos presidentes seccionais, conselheiros e conselheiras federais, por confiarem a mim essa importante missão de levar a voz da advocacia a este conselho. Essa conquista não é minha, é uma conquista coletiva. É o reconhecimento da importância da advocacia no equilíbrio institucional”, afirmou.
O procurador-geral da República e presidente do CNMP, Paulo Gonet, deu boas-vindas às novas integrantes do colegiado. “Eu não posso deixar de assegurar que as novas integrantes deste órgão estão armadas de todos os meios necessários para um enorme desempenho das suas funções”, declarou.
Além de Greice, também tomaram posse as conselheiras Fabiana Costa Oliveira Barreto, integrante do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e Karen Luise Vilanova Batista de Souza, juíza indicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Junto de Gonet e Simonetti, compuseram o dispositivo de honra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o ministro aposentado do STF Luís Roberto Barroso; o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa; além de conselheiros do CNMP.
Pelo Sistema OAB, participaram da solenidade a secretária-geral, Rose Morais; os presidentes seccionais Paulo Maurício Poli (DF) e Kaio Saraiva (MA); o membro honorário vitalício Cezar Britto; a Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi; o coordenador-geral das Comissões e das Procuradorias e conselheiro federal Rafael Horn (SC); a vice-coordenadora nacional de Interiorização, Layla Oliveira Gomes; a vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa; além dos conselheiros federais Ana Carolina Magalhães (PE), Breno Augusto de Miranda (MT), Marcelo Tostes (MG), Pedro Alfonsin (RS), Thiago Diaz (MA) e Waldir Xavier (CE), e dos representantes da advocacia no CNJ Ulisses Rabaneda e Marcello Terto.
Trajetória
Com mais de duas décadas de atuação nas áreas de Direito Civil, Processual Civil, Empresarial e do Consumidor, Greice Stocker é conselheira federal titular pela OAB-RS. Atualmente, exerce a função de secretária-executiva do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem) e integra o Comitê Executivo do Legal G20 no Conselho Federal da OAB.
Entre 2013 e 2018, foi membro do Conselho Seccional da OAB-RS, integrou a Comissão Especial de Arbitragem e a Assessoria da Presidência, e exerceu o mandato de conselheira federal suplente entre 2019 e 2021.
Graduada em Direito pela PUC-RS, teve sua indicação para o CNMP aprovada pelo Plenário do Senado Federal em 13 de agosto, após sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na ocasião, agradeceu o apoio recebido do Sistema OAB e reforçou seu compromisso com os valores da legalidade, da transparência e da responsabilidade pública, princípios que pautarão sua atuação no colegiado.
