OAB é única representante da América Latina em reunião da UIA
Brasília, 20/01/2006 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, participou hoje (20) do primeiro dia do Senado internacional dos Colégios de Advogados, reunião organizada pela União Internacional de Advogados (UIA) na sede do Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia (TPIY), em Haia, Holanda. Participam do encontro os líderes de Colégios de Advogados de inúmeros países, sendo a OAB a única representante presente da América Latina. A reunião foi convocada para um exame profundo do trabalho desempenhado pela Corte Penal Internacional, assim como pelo Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia.
Além de participar dos trabalhos do Senado, Busato visitou o embaixador do Brasil na Holanda, Gilberto Sabóia, onde se discutiu o apoio da OAB à comemoração dos cem anos da histórica participação de Rui Barbosa como representante do Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia. O presidente da OAB também foi recebido pelo juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia, José Francisco Rezek. Na ocasião, Busato conheceu as salas de julgamento e a infra-estrutura de operacionalização do tribunal internacional.
Amanhã, Busato participará de uma mesa redonda para a discussão de assuntos de interesse da advocacia mundial. Um deles será o 50º Congresso Mundial da UIA, que será realizado a partir de 31 de outubro deste ano em Salvador (BA). Busato falará na reunião sobre os preparativos para o encontro, quando será entregue a Presidência da UIA ao advogado brasileiro Paulo Lins e Silva.
Sediada em Paris e fundada em 1924 - sendo a mais antiga congregação de Ordens de Advogados -, a UIA tem voz na Organização das Nações Unidas (ONU) em temas relativos aos direitos humanos, direitos políticos e aqueles que dependem de orientação jurídica. A UIA congrega, hoje, associações de advogados de cerca de 200 países, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil.
