Menu Mobile

Conteúdo da página

Juristas que marcaram a história do país: Pontes de Miranda

segunda-feira, 8 de agosto de 2022 às 10h05

Jurista, advogado, professor, diplomata e ensaísta, Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, mais conhecido como Pontes de Miranda, nasceu em Maceió, em 1892. Aos 19 anos bacharelou-se em direito pela Faculdade de Recife.

Advogado militante, ingressou na magistratura. Exerceu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal até 1939, quando foi transferido para a carreira diplomática, na qualidade de embaixador na Colômbia. Em 1943, afastou-se da diplomacia e dedicou-se às atividades profissionais de parecerista e escritor.

Pontes de Miranda se destacou muito como escritor e é autor de livros nos campos do direito, matemática, ciências sociais, psicologia, política, poesia e filosofia. Suas obras foram publicadas em português, alemão, francês, espanhol e italiano.

Com o livro “A sabedoria dos instintos”, recebeu em 1921 o prêmio da Academia Brasileira de Letras. Em 1925, a Academia voltou a consagrá-lo com a sua láurea de erudição, pela publicação “Introdução à sociologia geral”. 

Sua obra mais importante, pela qual até hoje é conhecido entre estudantes do direito, é o célebre “Tratado de Direito Privado”, com 60 volumes, concluído em 1970. Neste livro, a parte mais numerosa é a bibliografia jurídica, que revelava seu espírito múltiplo: a concepção científica do direito, o progresso científico, a liberdade, o humanismo, a visão poética, o antitotalitarismo, o senso da democracia, a inspiração filosófica, a preocupação ética.

Pontes de Miranda faleceu no Rio de Janeiro, em 1979.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres