Menu Mobile

Conteúdo da página

Candidatos realizam processo seletivo de mestrado em Direito do convênio ENA-Uninove

sábado, 23 de fevereiro de 2019 às 11h19

Mais de 200 advogados, em todo o país, participaram neste sábado (23) de um processo seletivo de bolsistas para Mestrado em Direito da parceria celebrada entre o Conselho Federal da OAB/ Escola Nacional de Advocacia (ENA) e a Universidade Nove de Julho (Uninove).

Estão sendo oferecidas 12 bolsas de estudo integrais na área de concentração Justiça, Empresa e Sustentabilidade, na qual estão as seguintes linhas de pesquisa: Justiça e o Paradigma da Eficiência (Linha de Pesquisa I) e Empresa, Sustentabilidade e Funcionalização do Direito (Linha de Pesquisa 2).

No primeiro teste do processo seletivo, os candidatos tiveram três horas para realizar a prova escrita com os conteúdos sobre os temas das áreas de concentração de cada linha de pesquisa. Uma das candidatas que realizou a prova na sede da ENA, em Brasília, avaliou a iniciativa como muito positiva.

“Esse projeto incentiva o advogado a buscar uma qualificação melhor, ainda mais com a oferta de bolsa integral, porque o investimento normal em um curso de Mestrado acaba sendo muito alto. Vale ressaltar ainda que as linhas de pesquisa ofertadas são bem interessantes e permitem que o mestrando faça pesquisas mais amplas, mas quem quiser também pode focar num tema bem específico”, afirmou uma das candidatas.

Outro candidato afirmou que a medida é fundamental para o aprimoramento dos profissionais de advocacia. “Essa facilidade de poder participar em todo o Brasil foi muito importante, garantindo a maior participação possível dos interessados. O mestrado é fundamental para o nosso aprimoramento profissional e as linhas de pesquisa são excelentes”, disse um dos concorrentes à bolsa que fez o teste em Brasília.

Além de provas na capital federal, o processo seletivo foi realizado ainda em Maceió, Manaus, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Belém, Teresina, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Velho, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo.

Os cursos de mestrado terão início ainda no primeiro semestre de 2019. Depois da prova escrita, realizada em todo o Brasil neste fim de semana, por um sistema online, os candidatos ainda precisam passar pela segunda fase do processo seletivo, uma arguição oral, que será realizada no dia 7 de março.

Será nesta segunda fase que os candidatos selecionados terão de responder a questionamentos sobre o Projeto de Pesquisa, a consistência científica e a relevância social do Projeto, além da disponibilidade para a dedicação às atividades do Programa de Mestrado.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres