Seminário vai debater ingresso no mercado de trabalho
Brasília, 04/03/2002 - Será realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, no período de 10 a 12 de abril, o VI Seminário de Ensino Jurídico - o primeiro a abordar, como tema geral, a formação jurídica e o ingresso do bacharel em Direito no mercado de trabalho. Em pauta, questões polêmicas como as exigências práticas do exercício profissional e limitações da formação jurídica, ou a redefinição do perfil dos concursos públicos para ingresso em carreiras jurídicas.
A temática interessa particularmente às instituições de ensino, interlocutoras constantes do Conselho Federal da OAB nestes eventos, e também à sociedade de um modo geral, uma vez que as profissões jurídicas são fundamentais na organização do Estado e na solução cotidiana de conflitos.
Nos cinco seminários anteriores, debateu-se a elaboração e a interpretação das diretrizes curriculares para os cursos de Direito. O VI Seminário é um passo à frente nessa discussão.
Conforme o presidente da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ) do CF/OAB, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, a preocupação agora é com o papel da Ordem em relação à formação do profissional e sua inserção nas atividades profissionais.
Para a CEJ, os Seminários oferecem uma oportunidade de interação com cerca de 400 instituições de ensino, das quais cerca de 300 estiveram representada nos eventos anteriores. É o momento em que a Ordem transmite seu pensamento, ouve opiniões e experiências e cumpre o seu papel no sentido do aperfeiçoamento jurídico, segundo Medina.
O VI Seminário de Ensino Jurídico “Formação Jurídica e Inserção Profissional – Ensino do Direito e acesso a profissões jurídicas: uma conexão necessária” será realizado no Hotel Ritz, com a seguinte programação:
10/04/2002 (Quarta-feira), 20h, Sessão Solene de Abertura com a conferência “Exigências práticas do exercício profissional e limitações da formação jurídica”, pelo presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado e discurso do conselheiro federal da OAB, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, presidente da Comissão de Ensino Jurídico.
11/04/2002 (quinta-feira), 8h30 – 1º painel : Diretrizes curriculares e redefinição do perfil dos concursos públicos. Expositores: Prof. Sérgio Ferraz, Prof. Paulo Nader, Coordenação Prof. Robertônio Santos Pessoa; 10h30 – 2º painel: Advocacia: Expectativas de ingresso e exame de ordem. Expositores: Prof. Antônio Maria Iserhard, Prof. Paulo Luiz Netto Lôbo, Coordenação: Prof. Milton Paulo de Carvalho; 14h30 – Grupos de trabalho; 17h – Experiências exemplares.
12/04/2002 (sexta-feira), 8h30 – 3º painel: Educação continuada: O papel das Instituições de Ensino Superior e o papel das Escolas Superiores de Advocacia, Magistratura e Ministério Público. Expositores: Prof. Adilson Gurgel de Castro, Profa. FidesAngélica de C. V. M. Ommati, Prof. Almir de Oliveira. Coordenação: Prof. Francisco Otávio de Miranda Bezerra; 11h – Sessão plenária de encerramento.
Inscrições: Eventus Organização e Consultoria, Fone: (32) 321-59589, e-mail: eventus@artnet.com.br