Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-PA aprova 31,30% dos inscritos no segundo Exame do ano

terça-feira, 27 de setembro de 2005 às 09h40

Brasília, 27/09/2005 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará, Ophir Cavalcanti Junior, divulgou hoje (27) o resultado do segundo Exame de Ordem do Estado, no qual foram aprovados 31,30% dos bacharéis que fizeram a prova prática, no último domingo. Do primeiro exame (realizado no início do ano) para cá, houve uma pequena evolução – à época, cerca de 20% dos inscritos foram aprovados –, mas o resultado ainda é preocupante na opinião do presidente da OAB do Pará, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior.

“Esse resultado ainda impressiona negativamente, mas já aponta para uma melhora no empenho dessas faculdades e dos alunos no sentido de melhorar a qualidade de seu curso”, afirmou o presidente da OAB do Pará. Ophir ressaltou que o nível das provas continua o mesmo, mas a grande problemática ainda é a baixa qualidade do ensino jurídico oferecido em todo o país. “O Exame de Ordem tem servido como um grande farol para que as faculdades comecem a ter uma nova leitura a respeito do ensino jurídico neste país”.

A prova subjetiva aplicada pela OAB-PA contou com questões de Direito Administrativo, Civil, Penal, Trabalhista e Tributário. O menor desempenho dos candidatos foi na área do Direito do Trabalho, com reprovação de 88%. Em seguida esteve o Direito Penal, com 70,48%; o Direito Administrativo, com 69,23%; o Civil, 50%; e Tributário, com 25%.

O setor de Exame de Ordem da Seccional ainda trabalha na correção das provas realizadas nos municípios de Santarém e Marabá e a previsão é que haja um pequeno aumento no índice geral de reprovação.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres