Menu Mobile

Conteúdo da página

Conferência: evento científico e democrático, diz Álvaro Mota

terça-feira, 20 de setembro de 2005 às 07h12

Brasília, 20/09/2005 - “Trata-se de um evento imperdível e merece o comparecimento em massa de toda a advocacia brasileira”. Foi assim que o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí, Álvaro Mota, classificou a XIX Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada pelo Conselho Federal da OAB de 25 a 29 deste mês, em Florianópolis. “De sorte que eu vejo a Conferência como um evento científico, mas aliado a um caráter democrático, que representará à altura o momento que vive a advocacia brasileira”.

O presidente da OAB do Piauí destacou o temário da Conferência - República, Poder e Cidadania -, que, na sua avaliação, representa o momento de crescimento por que passam a advocacia do país e a sociedade. “Além disso, é um evento que alia e conjuga exatamente o principal capital de trabalho do advogado, que é o conhecimento, no combate a desmandos e desvios éticos”.

Álvaro Mota lembrou aos inscritos que há várias maneiras de participar da Conferência, seja comparecendo à programação social, ouvindo as palestras, participando das discussões ou até da Tribuna Livre. Este será um espaço onde qualquer pessoa, advogado ou participante do evento poderá se manifestar sobre qualquer assunto que julgar importante.

A Conferência será realizada no Centro de Convenções Centro Sul, na capital catarinense, e a expectativa é reunir cerca de cinco mil participantes, entre advogados, magistrados, estudantes de Direito e membros dos três poderes.

A seguir, a opinião do presidente da OAB do Piauí, Álvaro Mota, sobre a XIX Conferência Nacional dos Advogados:

“A importância da Conferência é grande porque demonstra exatamente a dimensão da advocacia no Brasil. É o maior evento da América Latina em número de palestrantes, que estarão reunidos para debater o temário República, Poder e Cidadania. Esse tema representa, inclusive, o momento de crescimento por que passam a advocacia do país e a sociedade. Representa a atuação da OAB, cada vez mais tendo o seu trabalho dirigido a seu principal destinatário, que é o advogado. Essa é a verdadeira importância. Além disso, é um evento que alia e conjuga exatamente o principal capital de trabalho do advogado, que é o conhecimento, no combate a desmandos e desvios éticos. É, ainda, uma oportunidade de união, congraçamento e de troca de experiências. Enfim, se pegarmos os anuários da primeira conferência realizada até a de agora, poderíamos compará-los a uma escada. A gente vê um degrau atrás do outro, havendo sempre um crescimento enfocando o aspecto científico, essa preocupação da OAB em ser uma instituição de vanguarda. Trata-se de um evento imperdível e merece o comparecimento em massa de toda a advocacia brasileira. Há várias maneiras de participar da Conferência, seja comparecendo à programação social, ouvindo as palestras, participando das discussões ou até da Tribuna Livre, que é um espaço onde qualquer pessoa pode se manifestar. De sorte que eu vejo a Conferência como um evento científico, mas aliado a um caráter democrático, que representará à altura o momento que vive a advocacia brasileira”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres