XIX Conferência: é tempo de se discutir o Brasil, diz Ercílio
Brasília, 09/09/2005 - O secretário geral adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ercílio Bezerra, afirmou hoje (09) que a XIX Conferência Nacional dos Advogados será relevante para a advocacia não só como um momento para se discutir a profissão, mas como tempo de se discutir o Brasil. “Nesse momento em que o país passa por uma crise institucional profunda, o tema da Conferência - República, Poder e Cidadania - cai como uma luva, na medida em que se debaterão todos os reflexos dessa crise na República e em seus poderes”.
A Conferência será realizada de 25 a 29 deste mês no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC). Do ponto de vista corporativo, questões como a reciclagem para o advogado, as prerrogativas profissionais da advocacia e a importância da ética serão tratadas pela advocacia. Paralelamente, será feita a premiação do Concurso Nacional de Monografias, nas categorias advogado e estudante de Direito.
Ercílio Bezerra afirmou, ainda, que o número de inscritos tem surpreendido na comparação com anos anteriores. A expectativa dos organizadores é reunir um público de cerca de cinco mil advogados, juízes e estudantes para a Conferência, que é considerada o maior evento classista da América Latina.
A seguir, a íntegra do comentário de Ercílio Bezerra sobre a XIX Conferência Nacional dos Advogados:
“A Conferência Nacional dos Advogados é o momento de maior relevância para a advocacia brasileira, pois é um tempo de se discutir não só a profissão, mas de se discutir o Brasil. Nesse momento em que o país passa por uma crise institucional profunda, o tema da Conferência - República, Poder e Cidadania - cai como uma luva, na medida em que se debaterão todos os reflexos dessa crise na República e em seus poderes. Do ponto de vista classista, este é um momento não só da reciclagem para o advogado, mas de se rever conceitos, de se rever paradigmas. Vamos também discutir a questão das prerrogativas profissionais e a importância da ética. Nessa conferência, paralelamente, ocorrerá também a premiação do Concurso Nacional de Monografias, nas categorias estudante de Direito e advogado”.