Menu Mobile

Conteúdo da página

Arcebispo apóia "Justiça Pra Valer" e critica ensino jurídico

segunda-feira, 25 de julho de 2005 às 13h47

Feira de Santana (BA), 25/07/2005 – O arcebispo da Diocese de Feira de Santana, dom Itamar Viana, sustentou hoje (25) durante concentração promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil nesta cidade, em favor de reformas para melhora no Judiciário da Bahia, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “apóia integralmente essa mobilização dos advogados e da sociedade baiana”.

“São 283 dioceses e mais de 300 bispos católicos que, juntos, apoiamos esse movimento e tudo o que foi afirmado aqui neste momento”, disse dom Itamar ao discursar secundando os presidentes da OAB Nacional, Roberto Busato, e da Seccional da Bahia, Dinailton Oliveira, durante o ato da campanha “Justiça Pra Valer”. Ele também criticou a proliferação dos cursos de Direito no País e se solidarizou com a OAB na sua luta pela imposição de critérios mais rigorosos para autorização na abertura de novos cursos e melhoria da qualidade do ensino jurídico.

O arcebispo criticou ainda a forma de autorização de funcionamento desses cursos e o fato de um número considerável das novas faculdades que oferecem cursos de Direito pertencer a políticos. “Temos hoje 824 faculdades de ensino jurídico no Brasil, mas a forma como essas faculdades estão sendo concedidas a deputados e senadores, não tem a aprovação da CNBB”, afirmou, lamentando ainda o fato de que esses novos cursos beneficiam pessoas que têm mais recursos financeiros, em prejuízos das classes menos favorecidas.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres