Campanha da OAB antinepotismo tem 30 mil assinaturas no Piauí
Brasília, 06/06/2005 – Com pouco mais de 30 dias de iniciada a campanha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de recolhimento de assinaturas em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) contra o nepotismo (emprego de parentes de políticos no serviço público), o Estado do Piauí já angariou cerca de 30 mil assinaturas. “É um número considerável de assinaturas, especialmente porque estamos conseguindo mobilizar todas as classes sociais”, explicou o presidente da Seccional da OAB do Piauí, Álvaro Mota.
De acordo com Álvaro Mota, além dos advogados, a campanha também tem recebido o apoio da Igreja e a adesão de presidentes de associações de moradores, de taxistas e de estudantes. A expectativa é de que, a partir de agosto (o mês do advogado), a OAB do Piauí intensifique o recolhimento das assinaturas. “Estaremos estendendo a participação para outros cursos e para outros segmentos da sociedade”, afirmou Álvaro Mota.
O movimento contra o nepotismo foi lançado em todo o Brasil em 20 de março e trata-se de uma iniciativa popular liderada pela Ordem dos Advogados do Brasil, em apoio aos parlamentares que estão empenhados na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n 334/96 - que prevê a extinção do nepotismo e tramita na Câmara dos Deputados.
Na opinião do presidente da OAB do Piauí há um grande diferencial nesta campanha, que necessita de 200 mil assinaturas em todo o País. “A OAB não está esperando que as pessoas venham até ela para assinar, estamos sim, indo até a sociedade, indo atrás das pessoas e buscando mais apoio”, acrescenta Álvaro Mota.