Menu Mobile

Conteúdo da página

Primeiro Exame de Ordem do ano reprova 88,15% no Amapá

segunda-feira, 6 de junho de 2005 às 08h34

Brasília, 06/06/2005 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amapá divulgou hoje (06) a relação final dos candidatos aprovados em seu primeiro Exame de Ordem de 2005. Dos 135 candidatos inscritos, somente 16 bacharéis em Direito conseguiram êxito nas duas etapas, perfazendo um índice de reprovação final de 88,15%.

O presidente da OAB de Amapá, Washington Caldas, foi incisivo ao explicar que o objetivo do exame não é simplesmente habilitar advogados para o exercício da profissão, mas permitir que a sociedade possa contar com advogados preparados para o trabalho, daí a necessidade de se avaliar o potencial de cada um. “Não estamos preocupados com a quantidade, mas sim com a qualidade dos nossos profissionais do Direito".

Washington Caldas acredita que o índice final de aprovação no Amapá está compatível com os divulgados pelos Conselhos Seccionais dos demais Estados, já que em todo o País o índice médio de aprovação no primeiro exame de Ordem do ano beirou os pouco mais de dez por cento. “Isso não é gratificante para a OAB, é claro, mas temos a obrigação de cobrar das faculdades de Direito e dos cursos jurídicos uma qualidade de ensino à altura da profissão", afirmou o presidente da OAB amapaense.

O Exame de Ordem é constituído de duas fases. A primeira é uma prova objetiva e a segunda, a prova prático-profissional. Na primeira fase do Exame de Ordem, foram aprovados somente os candidatos que obtiveram acerto de, no mínimo, 50 por cento da prova, consistindo em 50 questões de múltipla escolha abrangendo as várias disciplinas do Direito.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres