Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-SP registra 20,65% de êxito em Exame de Ordem

quarta-feira, 30 de março de 2005 às 08h39

Brasília, 30/03/2005 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo divulgou o resultado final do Exame de Ordem nº 125, realizado nos dias 16 de janeiro (1ª fase) e 20 de fevereiro (2ª fase). Do total de 27.724 de inscritos, 5.727 foram aprovados, correspondendo a um percentual de 20,65% de êxito, superior ao último Exame, que registrou apenas 8,57% de aprovados – o índice mais baixo já registrado. O percentual de aprovados tende a aumentar com o acréscimo dos candidatos remanescentes que ainda prestarão a segunda fase do Exame 126, aprovados em segunda releitura do Exame 125, decorrente da anulação de duas questões.

Na avaliação do presidente a OAB paulista, Luiz Flávio Borges D´Urso, o resultado retoma a margem histórica de aproveitamento nos Exame de Ordem, que se manteve entre 20% e 30% de aprovados. “O resultado anterior foi atípico, sendo o pior na história do Exame de Ordem da Seccional Paulista. Logicamente, o percentual de 20,65% de aprovados está longe de ser o ideal – uma vez que a prova não é classificatória e todos poderiam ser aprovados – mas deixa implícita a necessidade de melhorar a qualidade do ensino jurídico que, na maioria das instituições não está conseguindo preparar adequadamente o bacharel para o Exame e para o exercício da advocacia”, avalia D´Urso.

O adiamento na divulgação do resultado do Exame deveu-se a problemas operacionais, uma vez que cada prova é corrigida por três diferentes examinadores e a média apurada por leitura ótica, sistema implantado nesta edição do Exame. Devido a incorreções no preenchimento desse campo foi necessário realizar uma conferência manual das mais de dez mil provas, o que ultrapassou o prazo estimado para divulgação do resultado final.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres