OAB de Rondônia aprova apenas 12,41% em Exame de Ordem
Brasília, 11/01/2005 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia aprovou 34 dos 274 candidatos que prestaram o terceiro Exame de Ordem de 2004, perfazendo um percentual de aprovação de apenas 12,41% no Estado. Este foi o 36º exame já realizado pela OAB-RO e a Comissão de Estágio e Exame de Ordem ainda está examinando os recursos apresentados por alguns candidatos, o que pode alterar um pouco o resultado final de aprovados.
Na opinião do presidente da OAB de Rondônia, Orestes Muniz Filho, as faculdades têm que tomar providências imediatas no sentido de formar bacharéis que estejam preparados, devidamente aptos a exercer a profissão. “A OAB tem de ter a responsabilidade de firmar o Exame de Ordem de forma que os profissionais que ingressarem no mercado estejam realmente em condições de representar bem e de defender o cidadão”, afirmou ele.
Orestes Muniz afirmou, ainda, que a OAB de Rondônia está mantendo um diálogo mais forte junto às faculdades de Direito do Estado com a finalidade de debater o nível do ensino jurídico que vem sendo oferecido. “Queremos ver se é possível imprimir uma melhora na qualidade do ensino”.
O Exame de Ordem em Rondônia é composto de duas etapas. A primeira é a fase objetiva, na qual os formandos respondem a uma prova com cem questões objetivas sobre os vários ramos do Direito. Na segunda etapa, os candidatos aprovados na primeira fase passam por uma prova prático-profissional, na qual o formando resolve situações típicas da área que escolheu no ato da inscrição.
O exame avalia o raciocínio jurídico do candidato; sua fundamentação e consistência; capacidade de interpretação; correção gramatical e a técnica profissional. As provas deste último exame foram realizadas no dia 28 de novembro (objetiva) e no dia 12 de dezembro (prático-profissional). Este ano, a Seccional deve realizar três novos exames para testar o aprendizado dos formandos e verificar se estão aptos a exercer a profissão de advogado.
O número de aprovados no terceiro exame de 2004 foi inferior ao registrado no segundo Exame de Ordem, realizado pela OAB de Rondônia na metade do ano. Naquela ocasião, dos 269 candidatos que prestaram o exame no Estado, 27% conseguiram aprovação.
