OAB de MG registra em 2005 inscrição número 100 mil
Brasília, 28/12/2004 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais vai registrar, no ano de 2005, a inscrição de advogado de número 100 mil. Da inscrição número um, concedida em 1932 ao advogado Álvaro Benício de Paiva, até hoje, milhares de bacharéis inscreveram-se na OAB mineira e vêm prestando serviços relevantes à sociedade.
Dentro do universo de quase 100 mil inscrições em Minas Gerais, pouco mais de 45 mil advogados estão em atividade. Desses profissionais, 62,55% são do sexo masculino e a participação feminina (hoje de 37,45%) cresce a cada ano, segundo o secretário-geral da OAB de Minas Gerais, João Henrique Café de Souza Novais.
Com o crescimento da demanda, cresceu também o número de escolas e cursos especializados em Direito. Em 1970, por exemplo, existiam apenas dez escolas de Direito em funcionamento no Estado. Aos poucos, o número de instituições foi crescendo, chegando a 18 em 1992; a 42, em 1999; e a quase 100 no final deste ano.
Os resultados dos últimos Exames de Ordem, além de apontar elevados índices de reprovação, confirmam o aumento da procura pela advocacia. Segundo João Henrique Café de Souza Novais, indicam, também, que muito ainda precisa ser feito para dar a esse contingente de novos bacharéis condições reais para o exercício digno da profissão.
“A adequada preparação dos novos advogados, pois, é fator de garantia para uma ordem jurídica justa e célere à disposição do cidadão, sem a qual a história de lutas de toda uma classe ficará reduzida a um rol de lembranças do passado”, afirmou o secretário-geral da OAB-MG. “Que venha o advogado nº 100 mil preparado para enfrentar com ética e destemor, os novos desafios da sociedade atual”.