Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB e Law Society detalham intercâmbio de advogados

terça-feira, 7 de dezembro de 2004 às 14h57

Brasília, 07/12/2004 – O vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Aristoteles Atheniense, e o diretor do Conselho Britânico no Rio de Janeiro e diretor do setor de Governancia e Sociedade do Conselho Britânico no Brasil, Sital Dhillon, debateram hoje (07), na sede da OAB, os termos do acordo de amizade assinado em setembro último pela OAB e a Law Society of England and Wales.

Também participaram da reunião o conselheiro real do Reino Unido, Stuart Isaacs; a gerente de Programas do Conselho Britânico, Anastacia Scliros; e os advogados Oscar del Fabbro e Lucy Moorman. Pela OAB, também estiveram presentes ao encontro o membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Joelson Dias, e o conselheiro federal da OAB, Alberto Zacharias Toron.

Aristoteles explicou aos membros do Conselho Britânico a importância da entidade no Brasil, de seu estatuto e destacou o papel que a OAB vem desempenhando junto a outros países, seja no acompanhamento de eleições seja no relacionamento com outras entidades de advogados, entre elas a União Internacional de Advogados (UIA). Ele explicou que a OAB não tem sua estrutura atrelada ao governo, daí sua independência para defender os interesses da sociedade, e manifestou que a entidade está aberta a novas parcerias. “Queremos transformar esse convênio em realidade já a partir de julho de 2006”, afirmou o vice-presidente da OAB.

A partir desta data, cinco jovens advogados brasileiros participarão de um programa de treinamento em escritórios do Reino Unido e ganharão conhecimentos nas áreas de Litígio Civil, Direito da União Européia, Direito no Ambiente e Comercial e Globalização dos Negócios. O acordo foi assinado em setembro último pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, e o presidente da The Law Society of England and Wales, Edward Nally, durante visita de Busato àquele país para a abertura do Ano Jurídico Inglês.

Na reunião de hoje, Sital Dhillon ainda manifestou o interesse do organismo em ampliar as parcerias com a OAB, utilizando este intercâmbio de estudos para profissionais brasileiros apenas como um pontapé para esse trabalho. Entre as áreas em que se debateu o interesse nessa parceria estão o Direito Ambiental, a área de seguros, de contratos internacionais e contratos privados na área de financiamento.

Durante a visita, os membros do Conselho Britânico conheceram a sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, e seu funcionamento. O British Council é uma organização do governo britânico que representa educação, cultura e intermedia projetos e informação com parceiros existentes entre o Reino Unido e o Brasil.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres