Nilton Correia: OAB acerta ao lançar campanha pró-democracia
Brasília, 12/11/2004 - O diretor de relações Institucionais da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e ex-presidente da entidade, Nilton Correia, cumprimentou hoje (12) o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, pelo lançamento, na próxima segunda-feira (15) da Campanha nacional em Defesa da República e da Democracia.
Com a campanha, na sua opinião, ganha a nação, “por restaurar a discussão em torno das graves questões que nos atormentam em torno da democracia, tema em relação ao qual jamais podemos parar de falar, de perseguir, de propor, de agir” e acerta a OAB, “ao juntar a discussão republicana com a democrática, porque se completam”.
Veja a íntegra da declaração feita pelo advogado Nilton Correia:
“De muito tempo o brasileiro aguardava por uma medida que o reanimasse ao debate eterno em torno da democracia. Nenhuma instituição estaria em melhores condições de habilitar-se a essa tarefa do que o Conselho Federal da OAB. E, convenhamos, poucos juristas do mundo disputariam com Fábio Konder Comparato a qualidade de iniciar esse debate. A articulação OAB-Comparato, por si só, constitui prova inequívoca da necessidade desse debate e, mais que isso, demonstra que os resultados serão positivos. Ganha a nação brasileira, por restaurar a discussão em torno das graves questões que nos atormentam em torno da democracia, tema em relação ao qual jamais podemos parar de falar, de perseguir, de propor, de agir. Além disso, acerta a OAB ao juntar a discussão republicana com a democrática, porque se completam. Resta o povo, sempre esquecido, que deveria ser ouvido seguidamente, sobretudo através da consulta popular. O plebiscito deve ser constantemente utilizado para que o povo, e somente ele, restaure o texto constitucional originário e o altere, diretamente, quando e onde desejar e for do seu interesse. Chega de termos uma Constituição por cada governo. Temos de ter uma Constituição por povo. Congratulações à OAB, ao seu presidente, Roberto Busato, e ao jurista Fábio Konder Comparato”.