Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente da OAB e FHC conversam sobre semipresidencialismo

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015 às 10h09

Brasília – Confira reportagem da revista Época, publicada pelo jornalista Murilo Ramos, na coluna Expresso, sobre o encontro do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, onde foi debatido o semipresidencialismo.

Na tarde da quinta-feira, o presidente da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, teve encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para conversar sobre o semipresidencialismo, modelo defendido pela OAB em que o presidente eleito, com o aval do Poder Legislativo, escolhe o primeiro-ministro e este, por sua vez, chefia o gabinete formado por outros ministros de estado. Quando o primeiro-ministro fica sem condições de governar, o Congresso vota pela destituição daquele primeiro-ministro, que deverá ser substituído por um novo, indicado pelo presidente.

O desejo de Coêlho é que houvesse um referendo nas eleições municipais do ano que vem sobre a possibilidade de o semipresidencialismo ser adotado em 2018. Para Coêlho, o semipresidencialismo seria a melhor forma de diminuir a quantidade de pedidos de impeachment contra o presidente em exercício. Coêlho lembra que foram mais de 60 pedidos de impeachment em mais de 20 anos. Nos Estados Unidos, ao longo de toda a história, foram apenas dois, afirma.

Fernando Henrique aconselhou Côelho a procurar outros políticos para conversar sobre o semipresidencialismo. Coêlho já conversou com o ex-presidente da República José Sarney, com o líder do PMDB no Senado, Eunício de Oliveira (CE), e programa um encontro com o ex-presidente Lula.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres