Presidente da OAB recebe título de cidadão da Paraíba e de João Pessoa
João Pessoa (PB) – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, recebeu nesta terça-feira (8) os títulos de cidadão da Paraíba e de João Pessoa. A cerimônia foi realizada na sede da Seccional de PB e contou com a presença de advogados e parlamentares.
Marcus Vinicius agradeceu a honraria e afirmou que ela é o reconhecimento do trabalho frente à OAB, entidade respeitada em todo o Brasil pela sua defesa do Estado Democrático de Direito e da cidadania.
Ainda durante a cerimônia, o presidente lançou no Estado a campanha Mais Mulheres na OAB, que incentiva a inscrição de advogadas nas chapas eleitorais da entidade. A partir da eleição deste ano, todas as coligações deverão ter ao menos 30% de mulheres em suas composições.
Durante o discurso de agradecimento, Marcus Vinicius relembrou as origens paraibanas de sua família, já que um de seus avôs é de Cajazeiras. “Tenho agora responsabilidade ainda maior em fazer jus a este Estado vanguardista, sempre presente nas grandes mudanças históricas do Brasil”, agradeceu.
O presidente destacou as ações da Seccional em prol da advocacia e da sociedade, como a manutenção do horário de expediente do Tribunal de Justiça do Estado e o trancamento de ação contra advogados sertanejos no TRF da 5ª Região.
Odon Bezerra, presidente da OAB-PB, destacou que Marcus Vinicius sempre foi um grande defensor do Estado. “Graças a sua ação realizamos reformas em Subseções e expandimos o Exame de Ordem no Estado. Na sua gestão também é forte a defesa das prerrogativas, dos honorários e da advocacia pública”, sustentou.
O título de cidadão paraibano foi proposto pela ex-deputada Eva Gouveia (PSD) e o título de cidadão pessoense, pelo vereador Bruno Farias (PPS). A sessão contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Adriano Galdino; do vice-presidente da Seccional, Vital Bezerra Lopes; do secretário geral, Valberto Azevedo; do secretário geral-adjunto, Nildo Nunes; e do tesoureiro Marcus Tulio Campos; dos conselheiros federais da OAB Carlos Frederico, José Mário Porto, Wilson Belchior e Gilvânia Maciel, além de diversos conselheiros estaduais, presidentes de comissões da OAB-PB, e advogados em geral.
Com informações da OAB-PB