Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente debaterá a criação de Comissão da Verdade da Escravidão

terça-feira, 21 de outubro de 2014 às 22h28

Rio de Janeiro (RJ) – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, compareceu na tarde desta terça-feira (21) ao 1º Ciclo de Palestras da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, evento especial que integra a XXII Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro. Marcus Vinicius afirmou que encaminhará ao plenário da Ordem o projeto de criação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.

“A OAB deve ser instrumento a favor da igualdade. O século passado abraçou a ideia da liberdade, agora precisamos promover também a igualdade. Este é o novo lema da Ordem: Liberdade e Igualdade. Para construir um projeto de nação justa, solidária e fraterna, precisamos defender as ações afirmativas e realizar um resgate social e histórico de nosso país”, afirmou.

O evento especial teve como tema a reparação da escravidão do negro no Brasil e contou com palestras da secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, desembargadora Ivone Caetano, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; e do desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente e pelo vice da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB, Cícero Bordalo Júnior e Humberto Adami Santos Júnior, além do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz. Participaram também o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ e coordenador Nacional de Comunicação do Movimento Negro Unificado, Marcelo Dias; e o procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, Wilson Prudente.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres