Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB defende junto a governo instalação de centro de estudos do autismo

sexta-feira, 12 de abril de 2013 às 10h29

Brasília – Em audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, nesta quarta-feira (10), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, defendeu a instalação no Brasil de um centro de excelência em estudos do autismo, doença que atinge milhares de pessoas no país. “Trata-se de um projeto-cidadão, que pode não dizer respeito diretamente à advocacia, mas está ligado à proteção e promoção dos Direitos Humanos; por isso tem o apoio e a bandeira da OAB”, esclareceu Marcus Vinicius, que estava acompanhado no encontro do presidente da Seccional da OAB do Paraná, Juliano Breda, e do presidente da Comissão de Precatórios do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Marco Antonio Innocenti. A ministra informou que já vem examinando o assunto e que o pleito será estudado também pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo o advogado Marco Antonio Innocenti, a instalação no país de um centro de excelência em estudos do autismo tem como ponto de partida o professor brasileiro Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA). As pesquisas do cientista brasileiro nessa área são reconhecidas e respeitadas internacionalmente. Ele já fez, inclusive, uma exposição sobre o tema para a ministra-chefe da Casa Civil.

“O professor Muotri tem uma pesquisa muito séria a respeito das doenças do espectro autista e vem desenvolvendo estudos para correção genética dessas doenças; ele está disposto a trabalhar nesse projeto no Brasil e já fez inclusive uma apresentação à ministra Gleise Hoffmann”, explicou o advogado. Segundo ele, diante do apoio da OAB a essa causa, a ministra da Casa Civil se comprometeu  a tratar da questão com o ministro da Saúde. “A ideia é que o ministro Eliseu Padilha já comece os estudos para efetuar a implantação desse centro de excelência sobre autismo, o que representará um marco para o Brasil, em termos de saúde e tecnologia”.

O presidente nacional da OAB lembrou que, no último dia 02, comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e que, recentemente, foi editada lei que trata da proteção dos direitos dos autistas. “Mas entendemos como necessário, dentro do Brasil, um centro de excelência de estudos do autismo, fato que a OAB considera muito importante para o país”, informou ele, após o encontro no Palácio do Planalto.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres