Menu Mobile

Conteúdo da página

Sessão solene marcará os 80 anos da OAB de Santa Catarina

quarta-feira, 10 de abril de 2013 às 12h17

Florianópolis – Os 80 anos da Seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil serão lembrados nesta quinta-feira (11) em sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa e proposta pelo deputado Marcos Vieira. O evento ocorrerá no Plenário Osni Régis, a partir das 19h, e marcará também os 65 anos da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina. Durante a sessão, será lançado o Selo personalizado dos Correios, com símbolos e pontos turísticos de diversas regiões do Estado.

Fundada em 1933, a OAB catarinense nasceu três anos após a criação do Conselho Federal, originado do Instituto dos Advogados Brasileiros. Seu primeiro presidente foi Nereu Ramos. Hoje, conta com 43 subseções pelo Estado, mais a Seccional em Florianópolis, e congrega 35 mil advogados. Na sessão solene, serão homenageados os ex-presidentes Aluizio Blasi, Amauri João Ferreira, Evilásio Nery Caon (in memoriam) e Fernando Carioni, o professor e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), João Leonel Machado Pereira, o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, que viabilizou a construção da sede própria da entidade, a ex-presidente da CAASC Solange Donner Pirajá Martins, o Centro de Ciências Jurídicas da UFSC e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

“É uma honra assumir a entidade num momento tão especial e com os imensos desafios que temos pela frente. Já começamos a mudança ao abrir as portas da Ordem para todos os advogados. Agora, vamos retomar nosso papel de protagonistas, participando e contribuindo para melhorar a vida em sociedade”, diz o presidente Tullo Cavallazzi Filho. ara o vice-presidente da instituição, Marcus Antônio Luiz da Silva, a OAB-SC deve ser parceira da sociedade civil e estar à frente dos acontecimentos e das demandas coletivas.

Diretor-tesoureiro da entidade, cargo que já ocupou em anos anteriores, Luiz Mário Bratti relembra fatos históricos que tiveram a participação da OAB-SC. “A Ordem defendeu pessoas que foram perseguidas pela ditadura militar, participou do movimento pelas eleições diretas para presidente, pediu o impeachment do ex-presidente Collor e fez o mesmo em Santa Catarina com um governador”, disse. “Só isso já bastaria para demonstrar a importância da entidade, mas ao promover a Justiça no dia a dia de sua profissão, os advogados e a OAB prestam um serviço inestimável aos brasileiros”.

Um dos homenageados da sessão, o advogado Aluizio Blasi assumiu a presidência da Ordem em 1977 e relata um fato histórico. “Minha grande preocupação era dotar as subseções de sede própria. Instalei ainda a oitava Subseção, em Criciúma, que teve a presença do então presidente do Conselho Federal, Raymundo Faoro. Pela primeira vez, um presidente do Conselho Federal participava da inauguração de uma Subseção no Brasil”, conta Blasi.

(Com informações da Assessoria de Imprensa OAB/SC)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres