Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-Piauí lança cartilha de combate à corrupção nas eleições

quinta-feira, 12 de agosto de 2004 às 15h18

Salvador (BA),12/08/2004 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, cumprimentou hoje (12) o presidente da Seccional da OAB do Piaui, Álvaro Mota, pelo lançamento da Cartilha de Combate à Corrupção Eleitoral. O lançamento aconteceu em Parnaíba (PI), durante as festividades do Dia do Advogado.

A cartilha, segundo o presidente da OAB-PI, Álvaro Mota, visa orientar os eleitores sobre o compromisso com a cidadania para as eleições 2004."Com este trabalho estamos dando a nossa colaboração para que neste pleito sejam eleitos os que reconhecidamente mereçam", observou.

Álvaro Mota informou a Busato que a partir do lançamento da cartilha está deflagrada a campanha de combate à corrupção eleitoral no Piauí. A finalidade é ajudar na reflexão de cada cidadão sobre o poder do voto e combater as irregularidades comuns no período eleitoral. "A OAB atua conjuntamente com a Igreja e o Ministério Público, em defesa da moralidade, da ética, da cidadania e do voto consciente, mas contra o abuso de poder econômico e uso da máquina pública no pleito", afirmou Mota.

A cartilha aborda comentários e objetivos da campanha, a venda de voto e suas conseqüências, o que significa comprar votos, o que acontece quando o eleitor vende o voto e orienta o eleitor a não aceitar brindes, dentre outras instruções. "Os candidatos têm que respeitar os eleitores e nossa campanha é pela moralidade do voto, conscientizando o eleitor", diz a
cartilha.

A OAB-PI está distribuindo o material nos municípios e orienta os eleitores a ficarem de olho no dinheiro da campanha eleitoral. A cartilha explica quem pode fazer doações, o que precisa saber sobre pesquisas eleitorais, fim da impunidade, fim do abuso político, exibe o modelo de reclamação para apresentar denúncias contra abusos, além de estimular a abertura de comitês de combate à corrupção.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres