Ophir destaca papel da educação em entrega de prêmios da Febrafite
Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, participou na noite desta terça-feira (20) da cerimônia de entrega de certificados aos autores de trabalhos vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2012, que conta com apoio da entidade e é conferido pela Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Ophir fez a entrega de troféu a um dos três principais ganhadores do prêmio, selecionados entre 218 participantes - o Observatório Social de Maringá (PR), destacado por um trabalho que busca sensibilizar a comunidade para a responsabilidade e a ética no trato com o tributo e o gasto público.
A premiação é uma iniciativa que visa estimular a participação de escolas públicas e privadas, universidades e pessoas jurídicas que contribuam para a conscientização crítica de cidadãos, sobre a importância das receitas tributárias e a qualidade da destinação do produto da arrecadação tributária. Ao entregar o prêmio, o presidente nacional da OAB destacou a importância da educação como elemento transformador da realidade política e social de um país e fundamental na democratização na sociedade.
“A grande revolução em nosso país passa necessariamente pela educação”, frisou Ophir. “Não serão as armas ou atitudes impensáveis, será sempre a educação: ela sim vai transformar a sociedade brasileira; mas esse é um processo lento e estamos numa democacia que ainda está na infância, mas uma democracia que amadurece a cada dia e nossas instituções são cada vez mais fortes, mas precisdamos de educação, de incentivos e estímulos como esse prêmio para avançar”.
Da cerimônia, na sede do Conselho Federal da OAB, participaram também diversas instituições de ensino, educadores e alunos de escolas do Distrito Federal envolvidas com o projeto de Educação Fiscal, além do presidente da Febrafite, Roberto Kupski, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Cesar Mattar, da senadora Ana Amélia (PP-RS) e o deputado federal João Dado (PDT-SP).