Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir saúda lançamento de Escola Nacional de Mediação e Conciliação

quinta-feira, 8 de novembro de 2012 às 15h45

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, participou hoje (08), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e  Territórios (TJDFT), da abertura da 7ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça com o objetivo de solucionar conflitos  de forma extrajudicial e que este ano tem como lema “quem concilia sempre sai ganhando”. Na mesma solenidade, foi lançada a Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam), resultado de parceria entre o CNJ e o Ministério da Justiça. O evento foi saudado por Ophir como instrumento que será de suma importância para a formação de novos mediadores de conflito.

"A Escola pode exercer importante papel inclusive no treinamento de advogados, de modo a capacitá-los com as devidas técnicas de mediação, conciliação e até mesmo de arbitragem”, obervou o presidente nacional da OAB. Para ele, a mudança de cultura que a mediação e conciliação buscam introduzir hoje no País deve ensejar, ainda, uma evolução curricular nas faculdades de direito, que hoje preparam futuros advogados  para lidar exclusivamente com o conflitos.


Da abertura da Semana Nacional de Conciliação e  lançamento da Escola Nacional de Mediação e Conciliação participaram também o presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto; o presidente do TJDFT, desembargador João de Assis Mariosi; o conselheiro do CNJ, desembargador Neves Amorim, além de diversos advogados, magistrados e membros do Ministério Público.


Após a abertura da Semana Nacional, o presidente nacional da OAB participou de ato em que o  ministro Ayres Britto homologou um acordo que solucionou, de forma pacífica, conflito que havia entre um cliente e um banco. Em discurso na solenidade, o ministro afirmou que “o mutirão pela Conciliação é símbolo dos novos tempos por que passa o Poder Judiciário, hoje mais republicano, mais humano, de vanguarda e mais capacitado tecnicamente”. Segundo ele, “quem não pensar assim não terá futuro”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres