Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir recebe hoje a visita do ministro Ayres Britto, próximo presidente do STF

quinta-feira, 15 de março de 2012 às 09h10

Brasília, 15/03/2012 - O  presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, recebe hoje (15), às 10h, visita de cortesia do ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto. Ele formalizará a Ophir convite para sua posse na Presidência do STF, em solenidade marcada para o dia 19 de abril, às 10h. Ayres Britto sucederá no cargo o ministro Cezar Peluso, atual presidente do Supremo.

Atual vice-presidente do Supremo, o ministro Ayres Britto, de 69 anos, foi eleito nesta terça-feira (14) pelos colegas para os cargos de presidente do STF e do Conselho Federal de Justiça (CNJ). Substituirá Cezar Peluso, que completa, no próximo mês, dois anos à frente da função de chefe do Poder Judiciário. Ayres Britto, porém, não irá exercer os dois anos regimentais de mandato, uma vez que a data-limite para ele se aposentar é 18 de novembro deste ano, quando completa 70 anos.

O plenário de ministros do STF, composto por 11 ministros, elegeram Britto por 10 votos a um para o cargo máximo do Poder Judiciário, pelo critério de antiguidade. O único voto contrário foi dado por ele próprio ao colega Joaquim Barbosa, que foi eleito vice-presidente do STF e do CNJ. Barbosa vai suceder Britto em novembro deste ano e, como tem apenas 57 anos, poderá comandar o Supremo pelo período de dois anos.  Na ocasião, o presidente eleito afirmou que irá pautar a sua gestão pelo respeito à Constituição Federal, que, segundo ele, exige "espírito público" dos ocupantes de cargos públicos. Britto frisou que irá projetar "um olhar coletivo" no cotidiano institucional da Corte.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres