OAB Nacional envia mensagem de pêsames à família de Celso Fontenelle
Brasília, 06/12/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, enviou telegrama de pesar à família do advogado carioca Celso Augusto Fontenelle, que faleceu na última sexta-feira após ficar internado por dez dias. Na mensagem, Ophir afirma que é com extremo pesar que a Diretoria do Conselho Federal da OAB emite seus votos de pêsames, "lamentando profundamente a perda do grande jurista".
Fontenelle nasceu em 17 de dezembro de 1916 no Rio e tornou-se advogado em abril de 1939. Fez história na Seccional fluminense da OAB, tendo sido conselheiro da entidade e integrado por vários anos o seu Tribunal de Ética e Disciplina. Presidiu a OAB fluminense por dois mandatos, entre 1995 e 2001, e é lembrado por sempre ter defendido a independência da OAB diante do Judiciário.
Na data de 6 de dezembro de 2004, o jurista foi homenageado pelo Conselho Federal da OAB em seu Projeto Memória. O projeto foi criado na gestão do então presidente da OAB Nacional, Roberto Busato, com o objetivo de prestar homenagem aos profissionais que prestaram relevantes serviços à advocacia dos respectivos Estados ou à história da OAB no contexto nacional.