Menu Mobile

Conteúdo da página

Narézi, defensor de presos políticos, homenageado como patrono local da XXI Conferência

domingo, 20 de novembro de 2011 às 20h58

Curitiba (PR), 20/11/2011 - A secretária-adjunta do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Márcia Machado Melaré, fez hoje (20) a entrega de homenagem especial ao advogado criminalista e ex-presidente da OAB paranaense, Élio Narézi (1928-2001), patrono local da XXI Conferência Nacional dos Advogados. A viúva do advogado, Joana D'Arc Narézi, foi quem recebeu a homenagem das mãos da diretora. A parte festiva do evento foi aberta pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e acontece até a próxima quinta-feira (24) no Centro de Convenções ExpoUnimed, na capital paranaense.

Narézi foi presidente da OAB do Paraná por duas gestões, de 1971 a 1975, num dos períodos mais difíceis da história política do Brasil. O país ainda vivia sob a ditadura militar quando, sob sua presidência, em 1972, foi realizado em Curitiba o encontro de presidentes de Seccionais da OAB. Desse encontro nasceu a Declaração de Curitiba, que condenou o Ato Institucional nº 5 e o regime de arbítrio vigente na época.

Márcia Machado Melaré ressaltou, em seu discurso de homenagem, que Élio Narézi patrocinou a defesa de inúmeros presos políticos, além de intervir nas manifestações de um sem-número de universitários, quando estes eram presos fazendo manifestações contra o regime. Participam da abertura festiva da Conferência toda a diretoria da OAB Nacional, conselheiros federais, dirigentes de Seccionais da entidade nos 27 Estados, membros honorários vitalícios e diretoria da Seccional da OAB do Paraná.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres