Luta de Faoro para restabelecer democracia é exaltada na XXI Conferência
Curitiba (PR), 20/11/2011 - O diretor tesoureiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Miguel Cançado, fez hoje (20) a entrega de homenagem especial ao advogado Raymundo Faoro (in memorian), que presidiu a OAB Nacional de 1977 a 1979. A homenagem foi recebida por seu filho, Andre Faoro, durante a abertura festiva da XXI Conferência Nacional dos Advogados realizada no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba (PR). O evento acontece até a próxima quinta-feira (24) e conta com mais de sete mil inscritos.
No discurso de homenagem, Cançado lembrou que Raymundo Faoro viu a ditadura em crise e uma porta entreaberta para a interlocução que iria resultar na transição para o restabelecimento da democracia. "Mesmo durante a sua existência, o mundo dos advogados compreendeu que Raymundo Faoro pertencia ao rol dos heróis. Foi sua coragem na defesa das liberdades, aliada a sua autoridade moral, que fez introduzir pela primeira vez a ideia de sociedade civil organizada, num momento crítico da história do Brasil", afirmou o diretor da OAB Nacional.
Raymundo Faoro fez do habeas corpus sua trincheira de luta, acrescentou Miguel Cançado, acrescentando que sua atuação foi tão brilhante que não houve como o regime deixar de reconhecer que a ditadura estava no fim. "O gênio de Raymundo Faoro continua vivo. O seu legado está presente em nossa instituição. Esta é a homenagem que prestam os advogados brasileiros ao imortal Faoro, por sua dedicação à causa da Justiça", acrescentou.
Conduz os trabalhos da abertura festiva o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, com a presença de toda a diretoria da OAB Nacional, conselheiros federais, dirigentes de Seccionais da entidade nos 27 Estados, membros honorários vitalícios e diretoria da Seccional da OAB do Paraná.