Menu Mobile

Conteúdo da página

Adin da OAB sobre pensões a governadores do MT já aguarda parecer da PGR

terça-feira, 8 de novembro de 2011 às 07h08

Brasília, 08/11/2011 - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, relator da Ação de Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4601, que questiona as pensões vitalícias pagas a ex-governadores do Mato Grosso, acaba de enviar a matéria para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente seu parecer. Já foram prestadas as informações requeridas pelo ministro relator ao governador do Estado e à Assembleia Legislativa do Estado. A Advocacia-Geral da União (AGU) já emitiu parecer pela procedência parcial da ação.

Na Adin, a OAB requer a declaração da inconstitucionalidade de parte da Emenda à Constituição de Mato Grosso nº 22/2003 e do art. 1º da Lei Estadual nº 4.586/1983, que concedem pensão vitalícia a ex-governadores, ex-vice-governadores e substitutos constitucionais, além de viúvas e filhos de ex-governadores. 

O ministro Fux aplicou à Adin o trâmite previsto no artigo 12 da Lei nº 9.868/99, decidindo por submeter a ação a julgamento diretamente em plenário - sem exame do pedido de cautelar neste momento - em razão da "relevância da matéria e do significado para a ordem social e a segurança jurídica".        

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres