Menu Mobile

Conteúdo da página

Exame de Ordem: Mato Grosso do Sul reprova 68% de inscritos

quarta-feira, 30 de junho de 2004 às 08h00

Brasília, 30/06/2004 - O recente Exame de Ordem realizado pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso do Sul apresentou um índice de reprovação de 68,24%, em relação a um percentual de 31,75% de inscritos que foram aprovados - nível que está praticamente empatado com a média nacional de aprovação, que está em 30% dos candidatos. Inscreveram-se ao Exame de Ordem da OAB-MS um total de 529 bacharéis de Direito, dos quais 168 foram aprovados e 361 reprovados.

Para o presidente da Seccional da OAB-MS, Geraldo Escobar Pinheiro, um dos fatores que podem explicar o elevado índice de reprovação (68,28%) é que um número expressivo de bacharéis que foram reprovados no penúltimo exame, em dezembro último - quando a média de reprovação foi praticamente a mesma - participaram do último concurso, disputando com novos bacharéis.

Outro fato apontado por ele para explicar o nível de reprovação está ligado ao que chama de “despreparo dos bacharéis”. Para Geraldo Escobar, a falta de preparo dos bacharéis para enfrentar o Exame de Ordem, uma prova considerada exigente, pesa mais no índice de reprovação do que propriamente a má qualidade do ensino jurídico nas faculdades particulares - citada pela Comissão do Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB como principal fator do alto índice de reprovação no exame.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres