OAB-PI promove em novembro Fórum Ibero -Americano de Direito
Teresina, 21/08/2009 - O presidente da Seccional do Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), Norberto Campelo participou do lançamento do I Fórum Ibero-Americano de Direito, evento de cunho científico e cultural cujo objetivo é criar vínculos permanentes entre a comunidade jurídica de língua espanhola e o Brasil, principalmente o Piauí. O evento acontecerá nos dias 11 a 13 de novembro de 2009, na sede da OAB piauiense. O Fórum terá a presença de cientistas brasileiros, espanhóis e portugueses de várias áreas do mundo jurídico. O tema central será "As promessas não cumpridas em 1789 e os desafios para o 3° Milênio".
Norberto Campelo, garantiu que pela grande quantidade de cursos de Direito que existem no Piauí, 18 no total, o Estado pode se destacar em âmbito nacional com eventos de grande envergadura. Para ele,o Fórum vai tratar de temas relevantes como os princípios da Revolução Francesa de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. "Vamos ter uma visão mais humanitária do que representa o curso de Direito".
Além da OAB, várias instituições estão envolvidas diretamente no evento, entre elas a Universidade de Salamanca e de Saragoza, ambas na Espanha, a Universidade Coimbra, em Portugal, a Universidade Federal do Piauí - UFPI, a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e o Núcleo de Pesquisa e Estudos da Justiça - NUPEJ. O Fórum tem na sua comissão organizadora alguns advogados, como Efrén Paulo de Sá Lima, que está concluindo o curso de doutorado na Espanha, país que conta com as universidades mais tradicionais de direito do mundo, como a de Salamanca, que é a segunda universidade mais antiga do continente europeu.
Presente ao evento, o professor doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Salamanca, jornalista Fenelon Rocha, acredita que o fórum é de grande importância para o setor jurídico do Piauí com discussões teóricas e acadêmicas. Segundo ele, esta parceria para a realização do congresso permite uma troca de conhecimento entre a Universidade Federal do Piauí e universidades milenares como as da Espanha e de Portugal.
"Estas duas universidades européias têm uma visão latina dos estudos. Tradicionalmente elas tiveram mais relações com a América Latina e o evento vai ser enriquecedor para as duas partes. Ele é voltado para acadêmicos, profissionais do Direito e áreas afins e vai ter grande influência para a formação acadêmica e humana", destaca Fenelon Rocha.
O evento, que terá uma estrutura grandiosa, contará ainda com uma feira de negócios jurídicos, com centenas de opções de produtos e serviços, o que eleva o fórum ao status não só de evento científico, mas também cultural e interativo. Serão montados estandes com feira de livros, haverá workshops, souvenirs, cursos, estandes de faculdades, entre muitos outros.
Esse evento além de inserir o Piauí no circuito de grandes conferências internacionais, também, fomentará outras áreas, consolidando o Estado, especialmente Teresina, como um pólo de grandes eventos, e é uma realização da Radical Produções.