Adilson Gurgel e Almino Afonso são escolhidos pela OAB para o CNMP
Brasília, 05/04/2009 - Em sessão conduzida hoje pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, na sede da entidade, o Conselho Federal da OAB acaba de escolher os dois novos representantes que serão indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). São eles os advogados Adilson Gurgel de Castro (OAB/RN nº 670) e Almino Afonso Fernandes (OAB/MT nº 3498-B), que são conselheiros federais da OAB, respectivamente, pelos Estados do Rio Grande do Norte e Mato Grosso. Os dois foram escolhidos pelo voto secreto em sessão extraordinária convocada pela entidade para este domingo. Devem cumprir mandato de dois anos no CNMP, o órgão de controle externo do Ministério Público.
Os dois novos escolhidos pelo Conselho Federal da OAB para representar a entidade no CNMP substituirão, respectivamente, os conselheiros Sérgio Frazão do Couto e Ernando Uchoa Lima. Os representantes escolhidos pela entidade serão agora sabatinados pelo Senado Federal, após o que serão designados pelo presidente da República para integrar o CNMP.
Depois de escolherem os representantes da OAB ao CNMP, os 81 conselheiros federais da OAB prosseguem na sessão, agora escolhendo os dois representantes da entidade no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os quais substituirão os atuais, Paulo Lôbo e Técio Lins e Silva.
Presidida por Cezar Britto, a sessão extraordinária contou também com a participação do vice-presidente nacional da OAB, Vladidmir Rossi Lourenço; da secretária-geral da entidade, Cléa Carpi da Rocha; do secretário-geral adjunto, Alberto Zacharias Toron, e do diretor tesoureiro, Ophir Cavalcante Junior; de membros honorários vitalícios e ex-presidentes da OAB Nacional e diversos presidentes de Seccionais da entidade.