Menu Mobile

Conteúdo da página

Artigo: O pijama do Pitta

segunda-feira, 8 de setembro de 2008 às 09h34

Fortaleza (CE), 08/09/2009 - O artigo "O pijama do Pitta" é de autoria do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará, Hélio Leitão, e foi publicado na edição de hoje (08) do jornal o Povo (CE):

"A deflagração da operação Satiagraha pela Polícia Federal abriu o debate na sociedade brasileira sobre os excessos cometidos na execução de mandados de prisão e ordens de busca e apreensão. O episódio convida a uma reflexão desapaixonada, despida de emoção e do espírito de vindita.

É animador ver que no Brasil de hoje não há mais segmento social que esteja fora do alcance da lei, o que, decididamente, é um indicativo inequívoco do fortalecimento de nossas instituições jurídico-políticas. Que os ladrões dos dinheiros públicos sofram processo e dêem com os costados na cadeia é motivo de orgulho para uma nação acostumada a episódios de impunidade. De outro lado, já não se consegue enxergar interesse público em ver o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, ainda sonolento e de pijamas, ser preso e algemado em frente às câmeras de televisão. Trata-se, isto sim, de um desserviço, uma agressão às garantias constitucionais do cidadão. Mesmo àqueles acusados de crimes.

Há de se ter coragem cívica para, em meio ao aplauso geral, ponderar sobre a espetaculosidade e abusos que têm caracterizado algumas operações policiais. Exposição da imagem de investigados à execração pública e o desvirtuamento do uso de algemas são práticas a merecer repúdio, necessitando de urgente disciplinamento.

Pena é que tema desta relevância só venha à baila agora, quando os atingidos são pessoas de projeção, detentoras de conexões (espúrias ou não) no meio político, social e na grande mídia, ao passo em que as notícias de abusos da parte dos agentes do Estado contra pobres são contemporâneas a Tomé de Sousa, o primeiro Governador-Geral do Brasil.

Pouco importa quem sejam os vilipendiados e seu poder de pressão. Valhamo-nos do momento para galgar mais um degrau civilizatório, aperfeiçoando as nossas instituições. Para o bem de todo o povo brasileiro. Ricos e pobres."

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres