Cezar Britto abre Conferência dos Advogados do DF
Brasilia, 27/08/2008 - Em cerimônia que contou com a presença do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, foi aberta hoje (27), no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal, a VI Conferência dos Advogados do Distrito Federal. O marco inicial da conferência foi uma homenagem prestada pela OAB/DF às instituições e personalidades que contribuíram para o bom funcionamento do Estado Democrático de Direito. O principal homenageado foi o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Sepúlveda Pertence. O jurista recebeu um troféu e proferiu a palestra de abertura da conferência.
Em seu discurso de improviso, o presidente nacional da OAB afirmou que a conferência não é um simples seminário. "É a maior instância de deliberação da nossa instituição." Ao falar sobre as mudanças globais, sentenciou: "Não temos o crime do terrorismo no Brasil. Mas temos dois crimes graves, o crime de corrupção e o do colarinho branco." Britto encerrou sua fala com uma novidade. O Ministério da Educação anunciou o fechamento de mais 25 mil vagas nos cursos de Direito, o que evita a mercantilização e degradação do ensino jurídico. Por fim, disse esperar que o debate contribua para uma Brasil mais justo, fraterno e livre.
Participaram, ainda, do evento a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Carpi e o diretor da entidade Ophir Cavalcante Junior.