Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-SE não admite população em banco de réus no caso da dengue

segunda-feira, 28 de abril de 2008 às 18h35

Aracaju (SE), 29/04/2008 - O presidente da Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE), Henri Clay Andrade, criticou hoje duramente as declarações do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, que responsabilizou a população pela epidemia da dengue no Estado. Para Henri Clay, a responsabilidade pela falta de ações efetivas no combate ao mosquito transmissor da doença (aedes aegypti) é integralmente do Poder Público sergipano.

"Se a população está desinformada e sem atitudes corretas para combater a dengue, a responsabilidade é do Poder Público, que foi omisso e incompetente para implantar ações efetivas e continuadas na saúde pública; o Poder Público não procurou educar os cidadãos, prevenir e vigiar diuturnamente as ocorrências", conceitua o presidente da OAB-SE. "O povo é vítima da dengue", rebate.

Para Henri Clay, a população não tem responsabilidade sobre políticas públicas de saúde. "Os responsáveis são o poderes públicos, nas esferas federal, estadual e municipais; saúde é direito e garantia fundamental do cidadão, um elemento básico da dignidade da pessoa humana", afirmou o presidente da OAB-SE. "Não vamos aceitar tais argumentos, pois, ao contrário, o povo é vítima da incompetência, da omissão, da corrupção e do descaso com a saúde pública. Não admitimos que coloque o povo no banco dos réus", reagiu Henri Clay.

Por outro lado, o presidente da OAB-SE entende a importância da colaboração da população nas ações de combate aos focos do mosquito transmissor da doença. "Diante da epidemia é fundação que a população colabore e se engaje na campanha com o objetivo de acabar com os focos do mosquito porque o poder público sozinho não vencerá esta batalha", observa.

Com esta visão, a OAB-SE desencadeará campanha de doação de sangue, colocando a sede da entidade à disposição do Hemolacen para fazer a coleta, devido às dificuldades que o poder público enfrenta para manter equilibrados os estoques de sangue no Estado. A doação coletiva acontece no próximo dia 30 na sede da OAB-SE, localizada à Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro da Cidade, onde o Hemolacen montará toda estrutura técnica para coletar o sangue dos voluntários.

O presidente da OAB-SE considera imprescindível a participação dos advogados e de toda a população, independentemente de atuação profissional, nesta campanha de forma a contribuir, de forma solidária, com a recuperação dos pacientes vítimas da doença, que estão sofrendo nos hospitais públicos e privados. Durante todo o dia 30, haverá uma equipe técnica na sede da OAB-SE, com a presença de médico para realização dos exames prévios. Na oportunidade, a OAB-SE distribuirá lanches aos voluntários, haja vista que estar bem alimentado é requisito básico para o cidadão se tornar doador.

Para participar desta campanha, os doadores devem ficar atentos aos critérios básicos para a doação: ter idade entre 18 e 65 anos; estar bem alimentado e evitar comidas gordurosas e saturadas; dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação; não fumar.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres