Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto participa de homenagem da Câmara a 180 anos do Direito

sexta-feira, 10 de agosto de 2007 às 17h24

Brasília, 10/08/2007 – Em sessão presidida pelo deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), a Câmara dos Deputados homenageou hoje (10) os 180 anos de criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil – as Faculdades de Direito do Recife (Olinda) e de São Paulo (Largo do São Francisco) -, em cerimônia que contou com a presença do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto.

A sessão que homenageou a data histórica, que se comemora neste 11 de agosto, Dia do Advogado, foi requerida pelos deputados Maurício Rands (PT-PE) e Roberto Magalhães (DEM-PE). Ambos são integrantes da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara e discursaram na oportunidade. O presidente nacional da OAB teve assento na mesa diretora da solenidade, em lugar destacado entre o presidente da Sessão, deputado Flávio Dino, e o autor da proposta de homenagem Maurício Rands.

A Faculdade de Direito do Recife teve alunos ilustres ao longo de sua história, tais como Castro Alves, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Barbosa Lima Sobrinho e José Lins do Rêgo. A história da Faculdade começou em 1827, no Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), mas mudou freqüentemente de destino ao longo da existência. Em 1911, a Faculdade do Recife transferiu-se, definitivamente, para a Praça Adolfo Cirne, no coração da capital pernambucana, próxima ao Parque 13 de Maio e à sede da Câmara Municipal. O prédio, palco de lutas históricas em defesa da democracia, foi tombado em 1980, como monumento histórico e artístico nacional.

São Paulo recebeu a pioneira Faculdade de Direito de São Paulo, no Largo São Francisco, cuja primeira turma tinha apenas 33 estudantes. Pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934, passaram nomes notáveis, como Ruy Barbosa, Castro Alves, Fagundes Varella e Álvares de Azevedo, além de inúmeros presidentes da República e lideranças de diferentes setores da sociedade brasileira.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres