Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto vai a homenagem à Faculdade de Direito de Recife

quarta-feira, 8 de agosto de 2007 às 08h20

Brasília, 08/08/2007 – O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), convidou hoje (08) o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, para participar, na próxima sexta-feira (10), da sessão solene em comemoração dos 180 anos de criação da Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco. A cerimônia está marcada para às 15h, no Plenário Ulisses Guimarães, em Brasília. Primeiro curso jurídico do Brasil, a Faculdade de Direito do Recife teve alunos ilustres ao longo de sua história, tais como Castro Alves, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Barbosa Lima Sobrinho e José Lins do Rêgo.

A história da Faculdade começou em 1827, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, mas mudou freqüentemente de destino ao longo da existência. Em 1911, a Faculdade do Recife transferiu-se, definitivamente, para a Praça Adolfo Cirne, no coração da capital pernambucana, próxima ao Parque 13 de Maio e à sede da Câmara Municipal. O prédio, palco de lutas históricas em defesa da democracia, foi tombado em 1980, como monumento histórico e artístico nacional.

O palácio da Faculdade de Direito ocupa uma área de 3.600 metros. É um majestoso prédio, no meio de uma praça ajardinada. O edifício foi projetado e construído pelo engenheiro José de Almeida Pernambuco, também bacharel em Direito. Na fachada principal, um grupo de estátuas representam a Ciência e a Justiça cercadas pelo Gênio. No salão nobre da Faculdade realizam-se as defesas de teses de concurso tanto para catedráticos como para livre-docentes. É, ainda, o salão nobre o local de preferência das colações de graus.

A biblioteca tem cerca de 100 mil volumes. Famosa por seus livros, alguns deles raros, nela também se incluindo os livros que pertenceram a Tobias Barreto. Nos jardins da Faculdade de Direito estão os bustos de Visconde de São Leopoldo, criador dos cursos jurídicos, e de seus tutores: Tobias Barreto e Paula Batista, de Demócrito de Souza Filho e Martins Júnior.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres