OAB traz advogados de Cabo Verde para Brasília e Fortaleza
Brasília, 06/08/2007 – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) receberá cinco advogados de Cabo Verde, que virão ao Brasil para participar de um programa de atividades acadêmica, profissional e institucional em Fortaleza, no Ceará, e em Brasília. O curso e o estágio terão início no dia 13 de agosto e a abertura formal do programa de intercâmbio ocorrerá em Fortaleza, no dia 30 de agosto, com a presença do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, do presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, e do presidente do Seccional da OAB do Ceará, Helio Leitão.
Em Fortaleza, os advogados daquele país africano participarão de cursos nas aéreas de Direito Empresarial, Comercial e Constitucional e serão recebidos em escritórios de advocacia locais para estágio nas referidas áreas. Concluído o programa em Fortaleza, os advogados cabo verdianos se deslocarão para Brasília, onde farão visitas a tribunais superiores e participarão das atividades organizadas pelo Conselho Federal da OAB no período de 08 a 10 de outubro.
O programa é fruto de um convênio de cooperação técnica firmado entre a OAB e a entidade de Cabo Verde e será subsidiado, como projeto piloto, pelo governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Será a primeira vez que um programa desse formato, organizado pela OAB, contará com o apoio de fundos do governo brasileiro. Os detalhes finais do programa de atividades dos profissionais de Cabo Verde foram discutidos entre Cezar Britto e o presidente da Ordem dos Advogados daquele país africano, Arnaldo Silva, na última reunião da União das Ordens e Associações de Advogados de Língua Portuguesa (UALP), realizada em Lisboa.
Os advogados caboverdianos que participarão do curso no Brasil são Ana Celeste Fernandes, Marisia do Rosário Lopes, Miguel Cesar da Luz Santos, Seila Solange Fernandes Pires e Neltor Fonseca Nunes Lobo.