Busato propõe trabalho de fôlego na busca por reforma política
Brasília, 27/09/2006 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, abriu a reunião de estréia do Fórum da Cidadania para a Reforma Política, formado pela OAB e treze outras entidades representativas da sociedade civil. Na sessão de instalação da comissão diretora do Fórum, Busato afirmou que o objetivo é tornar realidade um anseio antigo da sociedade: o de fazer, de fato, uma ampla e efetiva reforma política no Brasil. “Convido-os a ter a ousadia de formular um anteprojeto de lei a partir de um trabalho de fôlego, desenvolvido por entidades representativas da sociedade”, afirmou Busato.
A coordenação do Fórum está a cargo do professor e jurista Fábio Konder Comparato, medalha Ruy Barbosa da OAB, que conduzirá os trabalhos. Da reunião, que acontece no quarto andar do edifício sede da OAB, participam representantes das 14 entidades integrantes do Fórum, entre eles o assessor político da Conferência Nacional do Brasil (CNBB), padre Ernane, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o juiz federal Walter Nunes, e o presidente do Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo.
Além dessas, compõem o Fórum as seguintes entidades: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), Instituto Nacional do Desenvolvimento Industrial, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Associação Brasileira das Organizações Não-Governamentais (Abong), Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Além dessas entidades, quatro renomados juristas foram designados consultores do Fórum pelo presidente nacional da OAB. São eles: os professores Paulo Bonavides, José Afonso da Silva, Maria Victoria de Mesquita Benevides e Jairo Nicolau.