Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir: integrantes da Marcha se reunirão com Marco Maia pelo fim do voto secreto

quinta-feira, 13 de outubro de 2011 às 11h11

Brasília, 13/10/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, informou hoje que uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), foi solicitada para a próxima semana, a fim de se discutir com ele a deliberação da Marcha contra a corrupção e a impunidade, realizada nesta quarta-feira (12), pelo fim do voto secreto no Congresso Nacional. "Vamos solicitar a ele que paute o fim do voto secreto; pois não se justifica mais nos dias de hoje a existência dessa situação no Legislativo", disse Ophir, acrescentando que a OAB estará acompanhada na audiência pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e representantes do Movimento Brasil contra a Corrupção.

Segundo Ophir, a existência do voto secreto nas deliberações da Câmara e Senado se justificou no passado para proteger parlamentares contra a força do Executivo. "Entretanto, agora não se tem mais essa ameaça uma vez que vivemos numa democracia; ademais, entendemos que os parlamentes têm que ter coragem de assumir posicionamentos desagradando A ou B, mas, sobretudo, não fazendo o jogo corporativista em relação à manutenção, por exemplo, de parlamentares que não honram seus mandatos", sustentou o presidente nacional da OAB.

Nas marchas realizadas nesta quarta-feira e em 7 de setembro último na Esplanada dos Ministérios - ambas contando com a participação do presidente nacional da OAB e vários outros dirigentes da entidade -, uma das principais bandeiras dos manifestantes foi o fim do voto secreto no Congresso. O principal alvo dos manifestantes, nas duas ocasiões, foi a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada, em vídeo, recebendo dinheiro de suposta propina. Levada a julgamento após indicação do Conselho de Ética na Câmara, ela foi absolvida pelo voto secreto da maioria de seus pares.

                                                       

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres