Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir lança amanhã no Rio de Janeiro campanha em defesa das prerrogativas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011 às 09h07

Brasília, 08/09/2011 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançará em ato público no Rio de Janeiro, amanhã (09), às 19h30, a Caravana das Prerrogativas, movimento nacional para ressaltar a importância do advogado na defesa da cidadania. Os presidentes da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e da Seccional fluminense, Wadih Damous, estarão à frente do evento, que será realizado na Subseção da OAB da Barra da Tijuca. O movimento busca conscientizar a sociedade brasileira de que as prerrogativas profissionais dessa categoria não são privilégios, mas um conjunto de normas e procedimentos que devem ser respeitados pelo Poder Judiciário, Ministério Público, servidores do Judiciário e os órgãos policiais durante a atuação do advogado em defesa do cidadão brasileiro.

Segundo Ophir Cavalcante, "a  Caravana das Prerrogativas é um movimento que tem por objetivo ressaltar a importância do advogado na defesa da cidadania e, ao mesmo tempo, busca conscientizar a sociedade brasileira sobre o papel das chamadas prerrogativas do advogado, conjunto de normas e procedimentos que devem ser respeitados sobretudo pelo aparato policial e o Poder Judiciário - aí incluídos a magistratura, Ministério Público e respectivos corpos de servidores -, durante a atuação do advogado".

As prerrogativas - disse Ophir - muitas vezes confundidas com privilégios, em verdade são os instrumentos legais do advogado na defesa das garantias do cidadão. "A Constituição Federal elenca os direitos e garantias de cada cidadão e o advogado, em função do artigo 133 da Constituição, é o profissional habilitado a fazer a defesa dessas garantias. Por essa razão, o advogado deve contar com prerrogativas fortes para fazer a defesa do cidadão de forma independente, altiva e autônoma".

Ao concluir, o presidente da OAB afirmou que as prerrogativas profissionais dos advogados nada mais são do que a exteriorização do direito de defesa do cidadão brasileiro. "Continuaremos perseguindo o respeito às prerrogativas para que se cumpra o mandamento constitucional que coloca a advocacia em patamar de igualdade em relação aos membros do MP e da magistratura".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres